CIM da Beira Baixa desloca-se a Idanha-a-Nova para analisar Instrumento Territorial Integrado

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova reuniu esta 2ªfeira, 2 de Dezembro, com o Secretário Executivo, João Carvalhinho, e responsáveis técnicos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa.

  • Economia
  • Publicado: 2025-12-04 00:12
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

No encontro, que decorreu na Sala de Sessões dos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova, marcou presença a Presidente da Câmara, Elza Gonçalves, o Vice-Presidente da Câmara, Vítor Mascarenhas, e o Vereador Raul Antunes.

Segundo a autarquia idanhense, esta reunião serviu para abordar algumas matérias de relevo, de onde se destaca o ITI (Instrumento Territorial Integrado) Beira Baixa 2030, plano de desenvolvimento territorial da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) que visa utilizar o financiamento europeu para projetos na região. 

Durante o encontro foram também analisados outros temas, nomeadamente os da concessão de transportes da Beira Baixa, o transporte flexível, planos de formação. Em discussão esteve igualmente a Cooperação Territorial Europeia, conhecida como Interreg, um instrumento de financiamento criado no âmbito da Política de Coesão Europeia, com o objetivo de reforçar a cooperação entre as regiões da Europa através do financiamento de projetos. 

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), criada oficialmente em março de 2009, integra os municípios de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, e abrange uma população de 98.799 habitantes.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB