O presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, foi eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), com sede na Guarda, para o mandato de 2025/2029.
O ato eleitoral decorreu, na Guarda, a 28 deste mês de Novembro, na primeira sessão do Conselho Intermunicipal, composto pelos 15 presidentes de Câmara da região, após as autárquicas de 12 de outubro.
Carlos Condesso (PSD), de 51 anos, foi eleito, por unanimidade, tendo como vice-presidentes Flávio Massano (independente), presidente da Câmara de Manteigas, e Luciano Ribeiro (PS), de Seia.
A liderança da CIMRBSE tem assim representadas as três tendências políticas dominantes no Conselho Intermunicipal, onde os sociais-democratas presidem a sete municípios, o PS tem quatro, os independentes lideram três e o CDS tem um eleito, em coligação com o PSD.
O autarca figueirense sucede no cargo a outro social-democrata, Luís Tadeu, que também presidiu à Câmara de Gouveia, tendo atingido o limite de mandatos.
Hoje à tarde, o Conselho Intermunicipal da CIMRBSE reconduziu, por unanimidade, António Miraldes como primeiro secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal, “reafirmando a continuidade do trabalho desenvolvido e a estabilidade institucional da CIMRBSE”, adiantou a instituição em comunicado enviado à agência Lusa.
A eleição realizada hoje é considerada “um momento de grande relevância para a definição da liderança estratégica da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela”.
“A reunião decorreu num ambiente de cooperação e compromisso e reforça a determinação dos municípios na consolidação de estratégias comuns para o desenvolvimento integrado da Região Beiras e Serra da Estrela”, acrescentou a CIMRBSE.
Cabe ao Conselho Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela definir as orientações estratégicas, a aprovação dos planos e atividades, bem como a articulação política entre os diferentes municípios.
“É o espaço onde se consolidam posições comuns e se coordena a ação intermunicipal, garantindo coerência, representação e alinhamento territorial”, lembrou a Comunidade Intermunicipal.
A CIMRBSE é formada por 12 municípios dos distritos da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet