A votação nos projetos do Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova está a decorrer na plataforma online “Idanha Participa” (participa.idanha.pt) até ao dia 16 de Dezembro. Os interessados podem validar o voto através da Autenticação.Gov, mediante o Cartão do Cidadão ou a Chave Móvel Digital, sendo que cada cidadão tem a possibilidade de votar em dois projetos diferentes, com um voto para cada um.
Segundo a autarquia idanhense, a sufrágio neste Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova estão 37 projetos, que contemplam uma verba total de 170 mil euros, a inscrever no Orçamento Municipal para 2026, que vão financiar projetos de valor igual ou inferior a 10 mil euros e 20 mil euros para cada Freguesia e União de Freguesia do concelho.
Terminada esta fase de votação irá decorrer, em janeiro de 2026, a apresentação pública dos projetos vencedores.
O Orçamento Participativo do Município de Idanha-a-Nova é, desde 2022, um instrumento de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos. Esta medida pretende contribuir para uma maior sensibilização da comunidade para as atribuições e competências do município e para o envolvimento dos munícipes na gestão autárquica, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o concelho de Idanha-a-Nova.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet