Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos tem novo Presidente

O Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre foi candidato único. Tomada de posse está agendada para o dia 18 de Dezembro.

  • Educação
  • Publicado: 2025-11-10 17:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A eleição decorreu esta 2ªfeira, 10 de Novembro, no Politécnico do Porto, numa Reunião do Plenário, tendo conferido ao também presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, que já desempenhava as funções de vice-presidente do CCISP, a tarefa de afirmar o Ensino Superior Politécnico no panorama do ensino nacional e internacional.

A revisão do novo modelo de acesso ao Ensino Superior, que resultou numa quebra histórica de ingressos no ensino superior, a sustentabilidade financeira das Instituições Politécnicas e a injustiça do atual modelo de financiamento serão prioridades do mandato, a par da inovação e a afirmação do ensino politécnico nos contextos nacional e internacional, e do acompanhamento do processo de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, atualmente em curso.

Luís Loures é Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo, doutorado em Planeamento Urbano, com Post-doc em Agronomia e Sustentabilidade, e agregação em Ciências Agronómicas e Florestais. Em 2009 iniciou a sua carreira docente na Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre, onde, em 2014, viria a integrar a direção da escola, na qualidade de subdiretor.

Em 2017 assumiu funções como vice-presidente do Politécnico de Portalegre e em 2021 foi eleito presidente da mesma instituição, cargo para o qual foi recentemente reeleito. A par da vasta experiência em atividades de gestão, a carreira académica do Professor Luís Loures tem-se destacado e sido distinguida ao nível do ensino e da investigação, tanto a nível nacional como internacional, de onde se destacam, em 2022, o Prémio Carreira alumni da Universidade do Algarve, em 2023 o título Doutor Honoris Causa em Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade ECOTEC. No Equador, em 2024, o prémio Profissional do Ano, Rotary Club de Portalegre, e já este ano o título Doutor Honoris Causa em Educação, atribuído pela Catholic University of New Spain.

Luís Loures sucede no cargo a Maria José Fernandes, que fez dois mandatos à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB