A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco vai realizar na próxima sexta-feira, 7 de Novembro, o II Congresso do Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O evento contará com palestrantes de referência nacional e internacional, incluindo oradores convidados de Espanha e do Reino Unido.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o encontro pretende reunir cerca de 200 participantes, entre profissionais de saúde e estudantes, num ambiente de excelência, partilha e desenvolvimento profissional.
A sessão de abertura está marcada para esta 6ªfeira, 7 de Novembro, as 12.30 horas com o seguinte Programa:
MESA 1 | O Papel dos Núcleos de Enfermagem Médico-Cirúrgica no seio das Instituições de Saúde e o Futuro da Especialidade
Nesta primeira mesa vai-se refletir sobre o papel estratégico dos núcleos de especialidade na valorização da prática clínica, no desenvolvimento organizacional e na afirmação da Enfermagem Médico-Cirúrgica como eixo essencial dos cuidados em saúde.
A organização conta com a presença de representantes de vários núcleos a nível nacional e da própria Ordem dos Enfermeiros, num debate que antecipa os desafios e caminhos para o futuro da especialidade.
MESA 2 | Estamos Preparados para uma Catástrofe?
As catástrofes naturais e humanas são uma realidade cada vez mais presente, pelo que nesta mesa lança o debate: Estamos Verdadeiramente Preparados?
A resposta chega de três níveis de experiência: Local, Nacional e Internacional, numa conversa sobre planeamento, resposta, cuidados em contexto de emergência e resiliência dos sistemas de saúde e proteção civil.
MESA 3 | A Inteligência Artificial aliada aos Cuidados de Enfermagem: O Futuro? Quais os Desafios?
Vivemos tempos de transformação acelerada e a Enfermagem não está à margem da revolução digital. Nesta mesa vamos explorar como a Inteligência Artificial (IA) está a entrar nos contextos clínicos e a transformar a forma como cuidamos.
Desde o apoio à decisão clínica até à personalização de cuidados, a IA representa grandes oportunidades e enormes desafios éticos, formativos e organizacionais.
MESA 4 | Cuidados Especializados de Enfermagem no Domicílio: Onde Estamos? Para Onde Vamos?
A Enfermagem Especializada em contexto domiciliário é hoje uma resposta cada vez mais estruturada, eficaz e indispensável num sistema de saúde centrado na proximidade e na continuidade de cuidados.
Nesta quarta e última mesa propõe-se refletir sobre o percurso já trilhado e os caminhos que se abrem na prestação de cuidados diferenciados no domicílio, com foco na organização, na segurança do doente e na valorização do papel da enfermagem, olhando para o prisma local e nacional, introduzindo posteriormente a realidade internacional.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet