


A cerimónia de tomada de posse dos eleitos nas autárquicas de 12 de Outubro à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão teve lugar no dia 30 de Outubro, na Casa de Artes de Cultura do Tejo.
António Carmona, eleito presidente da Câmara Municipal pelo PS com 65,9% da votação, assumiu o compromisso com um mandato de continuidade, que assegure o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas e a coesão social.
Depois de 16 anos na presidência da Assembleia de Municipal de Vila Velha de Ródão, António Carmona mostrou-se satisfeito pelo “expressivo voto de confiança” que representou o resultado obtido pelo PS nas autárquicas e assegurou que o mesmo “redobra a exigência sobre nós, e nos confere uma maior responsabilidade perante todos os Rodanenses”, comprometendo-se a trabalhar com todos, independentemente da orientação política, credo ou nacionalidade.
“A democracia constrói-se com todos, os que ganham e os que perdem eleições. Os primeiros assumem os cargos com responsabilidades perante os eleitores, os segundos, fiscalizam e contribuem para o debate, fortalecendo o sistema democrático. Quando exercidos com urbanidade e espírito construtivo, ambos são essenciais para o desenvolvimento do concelho”, assegurou o novo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão no discurso de tomada de posse.
Assumindo que os resultados alcançados representam uma motivação extra para o exercício do mandato, António Carmona recordou que se apresentou com uma “candidatura de continuidade” e assumiu o compromisso de “continuar o desenvolvimento das políticas integradas que sustentaram o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas, bem como a coesão social de todo o nosso território”.
De entre as prioridades para o quadriénio 2025/2029, destacou a importância da “qualificação e o aprofundamento de uma autarquia cada vez mais moderna, capaz de exercer mais competências, com base nos quadros de excelência de que dispõe”; o reforço da presença no terreno, ao nível das freguesias e da interação com os munícipes; ou ainda a fixação de pessoas e a aposta na habitação, já que sem “que sem habitação não haverá fixação de pessoas, sem pessoas não haverá investimento e sem investimento não haverá desenvolvimento”.
O investimento na educação continuará a ser também uma aposta para o novo executivo, que considera que este será “aquele que trará um maior retorno para o nosso concelho, na medida em que possibilitará a formação gerações competentes e preparadas para os crescentes desafios do futuro”. Outra das prioridades será o reforço da atenção à população sénior, seja através da colaboração com a Academia Sénior, do reforço dos apoios na área social ou da colaboração com as IPSS’s que trabalham nesta área, de forma a “diminuir a pressão sobre os utentes e as suas famílias” e “promover um envelhecimento ativo e o mais saudável possível”.
Na sua primeira mensagem à população do concelho, António Carmona deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos anteriores Presidentes de Câmara eleitos desde abril de 1974 e referiu o trabalho árduo, a exigência, o rigor, a justiça e transparência do Presidente cessante, Luís Pereira, que considerou ser “um exemplo e uma fonte de inspiração para nós”.
Maria do Carmo Sequeira, antiga presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, foi a escolhida para presidir à Assembleia Municipal na primeira reunião de funcionamento deste órgão, que se seguiu à tomada de posse dos eleitos.
Mostrando-se orgulhosa e empenhada por retomar um cargo para o qual havia sido eleita pela primeira vez em 1979, ocasião em que “tinha 26 anos, não era sequer a primeira da lista e era a única mulher nas listas do PS”, Maria do Carmo Sequeira agradeceu o voto de confiança e assegurou a sua disponibilidade e exigência para, num diálogo democrático e construtivo e no respeito da separação de poderes das funções, trabalhar com todos os que defendem o “desenvolvimento, a modernização e o bem-estar da população do concelho”.
Para além do novo Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, tomaram ainda posse neste momento solene os vereadores Ana Luísa Correia (PS), Vítor Carmona (PPD/PSD), Ricardo Morgado (PS) e Ana Carepo (PS), assim como dez membros da Assembleia Municipal eleitos pelo PS e quatro membros eleitos pelo PPD/PSD.
Perante um auditório completamente cheio, a sessão contou ainda com um momento musical pelo consagrado guitarrista e instrumentista Custódio Castelo, que deu as boas-vindas aos presentes e prestou uma pequena homenagem ao presidente cessante, através da entrega de um quadro com a letra de uma música escrita pelo mestre e dedicada ao concelho.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet