O Movimento Cívico Gardunha Sul (MCGS) vai manifestar-se contra a central fotovoltaica promovida pela Lightsource BP, esta 2ªfeira, 3 de Novembro, às 15:00 horas, em frente ao Centro de Acolhimento de Empresas Tecnológicas do Fundão (CAET).
A concentração dos manifestantes será às 14:30 horas, em frente à Câmara Municipal do Fundão, seguida de uma marcha até ao local do protesto.
Esta ação pretende dar voz às populações afetadas pelo projeto da central fotovoltaica Sophia, que abrange os concelhos do Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova, e reivindicar maior transparência e participação pública no processo em curso.
O MCGS exige a suspensão imediata do processo de consulta pública até que as restantes condições descritas sejam cumpridas e, posteriormente, o prolongamento do prazo para participação pública. O procedimento não está a respeitar os cidadãos locais. O acesso à informação não está a ser democrático. Os cidadãos têm o direito a conhecer o projeto na sua totalidade e os reais impactos na sua vida.
Exige a realização de sessões públicas de informação às populações sobre o projeto Sophia, a decorrer nas localidades adjacentes, com a empresa promotora e especialistas independentes para avaliação dos impactos
Exige as Informações claras e compreensíveis, não só sobre a localização precisa do projeto, como a descrição específica dos impactos nessas áreas. E não de uma forma global, como apresentada no Estudo de Impacto Ambiental
A elaboração de um estudo por uma ou mais organizações independentes sobre os impactos totais do projeto Sophia. A empresa promotora não poderá interferir na escolha da organização a elaborar o estudo.
Que se considere o redimensionamento e localização do projeto Sophia, com alternativas para minimizar impactos negativos a todos os níveis.
Exige, ainda, que as Câmaras Municipais dos três concelhos (Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova) abrangidos pelo projeto Sophia, tomem medidas imediatas no sentido de apoiarem e cooperarem com os seus munícipes na concretização destas condições.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet