Idanha-a-Nova recebeu 3ª Prova da Taça XCM e 6º Encontro Regional de Escolas nos XIX Trilhos da Raia

Mais de 300 participantes percorreram os emblemáticos trilhos da Beira Baixa num evento que reforça a tradição do BTT na região.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-10-23 07:53
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Idanha-a-Nova voltou a ser, no passado dia 19 de outubro, a verdadeira “catedral do BTT”, ao acolher a XIX edição dos Trilhos da Raia e a 3.ª Prova da Taça XCM da Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI). O evento reuniu mais de 300 participantes, que se desafiaram nos percursos traçados entre paisagens de exceção e aldeias históricas.

Os trilhos levaram os atletas a explorar Monsanto, Idanha-a-Velha e Penha Garcia, passando ainda pela Barragem Marechal Carmona, num percurso que evidenciou o património natural e cultural da Beira Baixa.

Na Taça Regional e na categoria Elites, a vitória sorriu a André Rodrigues (BTT Gardunha/Fundão), mas o destaque foi para André Salvado (Grupo de BTT Manteigas), que assumiu a liderança da classificação geral, com 660 pontos. Em Master 30, David Gonçalves (CCDR Colmeal da Torre I StarModular I Porta 32) manteve-se no topo do ranking, apesar de ter terminado a prova em quinto lugar. Na categoria Master 40, André Gonçalves reforçou a liderança, terminando logo atrás do vencedor da etapa, Pedro Pereira (individual). Entre os Master 50, Nuno Melão (individual) venceu e consolidou a liderança da classificação geral. Já Américo Feio, da Bike Zone Team, destacou-se ao vencer a prova e distanciar-se dos seus adversários.

No setor feminino, apenas a categoria Master 40 esteve em competição, com Ana Gonçalves (Grupo BTT Manteigas) a somar mais uma vitória e a afirmar-se na liderança da Taça. Nas bicicletas elétricas, Francisco Gomes (Grupo BTT Manteigas) voltou a impor-se, aumentando a vantagem sobre os concorrentes diretos.

Na categoria CPT 19-49, destinada a corredores com filiação CPT, o vencedor foi Sérgio Tomé (individual), que completou os 75 km em pouco mais de três horas. A liderança do ranking geral permanece, contudo, com Pedro Santos (ADC Alfarazes – Guarda). Na categoria CPT 50+, Mário Milheiro venceu a etapa, mas o líder da classificação geral continua a ser Luís Venâncio, também do ADC Alfarazes – Guarda.

A derradeira prova da Taça XCM da ACBI está agendada para 23 de novembro, na Guarda, prometendo uma disputa renhida até ao final em várias categorias.

 

Formação em destaque com o 6.º Encontro Regional de Escolas de Ciclismo

Em simultâneo, decorreu o 6.º Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, dedicado às categorias de formação. Num ambiente de entusiasmo e aprendizagem, os jovens atletas participaram em provas de destreza e percursos em linha, demonstrando talento e espírito desportivo.

Entre os Sub7/Sub9, Rita Dias e João Nascimento (CCDR Colmeal da Torre I StarModular I Porta 32) estiveram em destaque. Nos Sub11, brilharam Carolina Canastreiro (CCDR Colmeal da Torre) e Tomás Dias (individual). Na categoria Sub13, sobressaíram Íris Fonseca e Dinis Martins (CCDR Colmeal da Torre), enquanto Daniel Fernandes, da mesma equipa, venceu em Sub15.

Nos escalões OPEN (não federados), participaram em Idanha-a-Nova 8 jovens atletas, Pilar Ferreira, Maria Bernardo, Ester Ferreira, Maria Quirino e Martim Pires com as cores do ADC Alfarazes Guarda, Guilherme Rebelo representando Retiro Das Adegas/ Churrasqueira Da Quinta, Francisco Dias e Gonçalo Magalhães representando-se individualmente.

 

Uma celebração do desporto e da natureza

Os Trilhos da Raia voltaram a afirmar-se como um dos mais importantes eventos de BTT da região, conjugando competição, convívio e valorização do território. A forte adesão e o empenho dos dirigentes e colaboradores da ACIN, associação organizadora deste grandioso evento, confirmam Idanha-a-Nova como um palco de excelência para a prática desportiva ao ar livre e para a promoção da Beira Baixa.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB