O município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai liderar uma rede de transferência que inclui cinco parceiros europeus para a implementação de um programa de combate ao despovoamento e à captação de investimento.
A Estratégia Recomeçar foi selecionada no âmbito do programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT IV, de um total de 39 propostas que envolveram 283 parceiros de 31 países.
Segundo o município de Idanha-a-Nova, a candidatura foi aprovada entre as 25 Redes de Transferência e vai agora ser replicada em territórios de países como Itália, Grécia, Espanha, Dinamarca e Ucrânia.
O programa Recomeçar foi implantado em Idanha-a-Nova, a partir de 2015, com o objetivo de combater o despovoamento, captar investimento e aumentar a visitação do concelho, sem descurar a qualidade de vida dos cidadãos e a capacitação do território, tornando-o uma referência no que diz respeito à revitalização rural sustentável.
“A aprovação desta candidatura vê assim reconhecida não só a estratégia de Idanha-a-Nova, como a sua replicação em outros países europeus”.
O município de Idanha-a-Nova integra ainda o projeto Eat4Climate, que intervém na transição alimentar sustentável para reduzir a pegada de carbono.
A rede de parceiros deste projeto vai adotar o modelo de cantinas 100% biológicas e desenvolver estratégias de educação alimentar.
“Estas distinções são o resultado de um trabalho de anos de dedicação a estas causas e cujo esforço foi agora reconhecido, através da integração nas duas redes europeias cujos trabalhos serão desenvolvidos entre 01 de novembro de 2025 e 30 de abril de 2028”.
O URBACT tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano integrado na Europa, apoiando redes de cidades e vilas no intercâmbio de boas práticas e ideias.
Este programa privilegia ainda a aprendizagem coletiva e a partilha de experiências e de boas práticas entre os agentes urbanos envolvidos nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet