O candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara de Castelo Branco defende a valorização do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), sobretudo nas duas freguesias do concelho que o integram, Malpica do Tejo e Monforte da Beira.
“Nós pretendemos uma valorização do parque do Tejo Internacional e da reserva da biosfera. Temos já uma candidatura aprovada para um centro náutico no cais dos Lentiscais”, disse à agência Lusa Leopoldo Rodrigues.
O candidato socialista e atual presidente da Câmara de Castelo Branco realizava uma ação de campanha de proximidade com a população na cidade, na qual um dos temas centrais foi o ambiente.
Segundo Leopoldo Rodrigues, o município vai avançar coma criação do Parque Urbano Quinta do Jardim, na zona norte de Castelo Branco, para a qual realizou já com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos um concurso público para a conceção do projeto.
Além de um Centro de Ciência Viva “One Health”, o projeto envolve também a criação de uma Academia de Ginástica.
O candidato socialista quer para os Lentiscais mais do que um mero centro náutico: “Queremos que o centro náutico não se limite ao espaço físico do cais dos Lentiscais, mas que englobe todo o espaço do rio Ponsul e do próprio Tejo Internacional correspondente ao concelho de Castelo Branco”.
Leopoldo Rodrigues defendeu que a valorização do Tejo Internacional e a reserva da bioesfera têm de ser colocados na ordem do dia.
“Temos que colocar este tema na agenda do dia e encontrar os mecanismos para valorizar aquela área [Tejo Internacional] tão importante do nosso território enquanto santuário da natureza”, disse.
Para o candidato do PS, é preciso preservar as espécies existentes no PNTI e, ao mesmo tempo “permitir a sua visitação com regras, ordenada, mas que por essa via permita também preservar aquele território”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet