Fundão: GNR identifica 2 homens e resgata cachorros ao abandono e maus-tratos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou dois homens de 29 e 33 anos, no passado dia 12 de Setembro, pela prática de crimes de abandono e maus-tratos a animais de companhia, no concelho do Fundão.

 

  • Região
  • Publicado: 2025-09-18 17:04
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo o Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, a ação teve origem numa denúncia que reportava o abandono de vários animais de companhia na via pública. De imediato, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, onde verificaram a presença de canídeos recém-nascidos em condições que colocavam em risco a sua sobrevivência, num espaço ermo, na cidade do Fundão. 

Constatou-se ainda que os animais se encontravam presos e acorrentados, sem acesso a água ou alimentação. Na sequência das diligências policiais desenvolvidas, foi possível identificar dois suspeitos.

Os animais foram recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes do Fundão (CROAEF), onde receberam os devidos cuidados veterinários e sanitários, encontrando-se atualmente disponíveis para adoção responsável.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorda que a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB