Os Cursos de Música Antiga (CIMA), que decorrem em Idanha-a-Nova entre 31 de Agosto e 5 de Setembro, estão este ano entre os projectos culturais apoiados através do regime ARI - Cultura.
Trata-se de uma medida que cria condições excepcionais para o desenvolvimento e sustentabilidade de iniciativas de referência nacional.
A candidatura foi apresentada pela Naturtejo - Empresa de Turismo ao GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, com o título Geografia Criativa – Festival da Paisagem.
O processo foi visado pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, que reconheceu a Naturtejo, enquanto entidade intermunicipal, como elegível para efeitos do regime jurídico que aprova a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.
Refira-se ainda que a candidatura Geografia Criativa – Festival da Paisagem, da responsabilidade desta entidade intermunicipal, e após ouvido o serviço do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto com atribuições na área das artes, foi reconhecida como uma “actividade de produção artística, elegível para efeitos de investimento, ficando enquadrada no regime ali previsto”.
Graças a este apoio, os CIMA vêem reforçada a sua base artística, pedagógica e organizativa, garantindo novas perspectivas de crescimento sólido e duradouro.
O investimento nesta acção é possível pela visão e confiança de Jieting Lin, cidadão da República Popular da China, cujo contributo vai muito além do apoio financeiro, representando também uma ponte entre culturas, territórios e tradições musicais.
Com este exemplo, fica demonstrado que o programa ARI – Cultura está a gerar impacto real nas comunidades deste território e no património imaterial, fortalecendo a criação artística em Idanha-a-Nova e projectando o concelho a nível internacional. Idanha, com 3 selos UNESCO, reafirma-se, assim, como um concelho de vanguarda, capaz de unir tradição, inovação e sustentabilidade.
A Naturtejo convida todos a participar nas actividades dos CIMA, que se encontram a decorrer:
Dias 2 e 4 de Setembro – 21h30 – Concerto de Alunos na Sé de Idanha-a-Velha
Dia 3 Setembro – 21h30 – Concerto de Professores – Igreja Matriz de Idanha-a-Nova
Dia 5 Setembro – 21h30 – Concerto final CIMA 2025 - Igreja Matriz de Idanha-a-Nova
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet