Trata-se de um projeto que conta com o apoio principal da VINCI Energies em Portugal e das suas marcas Actemium, Axians, Omexom e Sotécnica.
A equipa regressa assim à prova onde, no ano passado, brilhou ao conquistar o 1.º lugar nas categorias de EV (veículos elétricos) e DV (veículos autónomos), além de ter batido os recordes nas provas de SkidPad e Acceleration – um desempenho que reforça a sua ambição de continuar a liderar no panorama internacional da engenharia universitária.
Com expetativas elevadas para esta nova temporada, a equipa apresenta um modelo que não representa apenas uma evolução, mas uma verdadeira revolução na sua abordagem técnica. O FS14 é o carro mais leve de sempre do projeto, com cerca de 200 kg, e que integra inovações de ponta, como um chassis monocoque redesenhado para máxima rigidez e segurança; um novo pacote aerodinâmico, com avanços expressivos em downforce e eficiência; um sistema de amortecimento avançado, pensado para agilidade em pista; e um pipeline de condução autónoma, ainda mais refinado.
O FST14 atinge uma velocidade máxima de 117 km/h com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 6,33 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos.
A filosofia por detrás do FST14 é clara: “inovar onde necessário, evoluir onde possível e aperfeiçoar cada detalhe” — refletindo o espírito arrojado, a precisão e o rigor da FST Lisboa. Com este modelo, a equipa pretende novamente posicionar-se entre os melhores do mundo nas provas nacionais e internacionais da Fórmula Student.
A formação deste ano da FST Lisboa é constituída por 61 estudantes, na sua maioria a frequentar os cursos de engenharias Aeroespacial, Mecânica, Eletrotécnica e Informática no Técnico, aos quais se juntam alunos dos cursos de outras áreas como Economia e Gestão Industrial. A equipa foi criada em 2001 por um núcleo de estudantes, com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos que estavam a aprender nas aulas. Desde cedo, traçaram como objetivo projetar, construir e testar um novo carro do tipo Fórmula, para participar nacional e internacionalmente nas competições Fórmula Student, representando Portugal perante outras universidades e empresas. Hoje são uma equipa de elite, de uma escola portuguesa de excelência, a participar na maior competição mundial universitária de engenharia.
A Fórmula Student é atualmente a maior competição universitária de engenharia a nível mundial e é frequentemente considerada a mais inovadora do desporto motorizado, logo após a Fórmula 1. Todos os anos, equipas universitárias de todo o mundo são desafiadas a projetar, construir e competir com protótipos do tipo fórmula nas principais provas internacionais.