Politécnico de Castelo Branco reforça condições de estudo da Biblioteca Central

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) concluiu recentemente a remodelação da sua Biblioteca Central (BC.IPCB), situada no Campus da Talagueira, dotando o espaço de melhores condições de conforto, modernidade e funcionalidade.

  • Educação
  • Publicado: 2025-06-02 22:54
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A intervenção insere-se na estratégia da instituição de promover ambientes de aprendizagem mais atrativos, acolhedores e propícios ao sucesso académico dos seus estudantes.

A renovação envolveu a aquisição de novo mobiliário, incluindo estantes modernas, mesas para equipamentos informáticos e 100 cadeiras de design ergonómico, proporcionando maior conforto para os utilizadores durante longos períodos de estudo. A área de leitura informal também foi requalificada, agora equipada com quatro maples e uma nova mesa de centro, oferecendo uma alternativa mais descontraída para leitura e consulta.

Esta reconfiguração do espaço contribui para afirmar a BC.IPCB como um ponto de acesso ao conhecimento, reforçando a sua missão enquanto biblioteca central da comunidade académica do IPCB. Com acesso direto às estantes, catálogo automatizado e ligação a diversas plataformas e bases de dados científicas, a biblioteca continua a garantir informação atualizada e relevante para o ensino, investigação e desenvolvimento pessoal dos seus utilizadores.

Resultado da fusão das três bibliotecas anteriormente existentes no Campus da Talagueira, a Biblioteca Central foi criada em junho de 2023, consolidando recursos e otimizando serviços. Com esta remodelação, ganha agora nova dignidade enquanto espaço central de estudo e investigação, com um ambiente convidativo ao trabalho colaborativo e ao estudo individual, de acesso livre e aberto a todos.

A Biblioteca Central do IPCB funciona em período letivo de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, e está aberta a estudantes, docentes, investigadores e à comunidade em geral.

Para o Presidente do IPCB, António Fernandes “Esta intervenção reflete o nosso compromisso com a melhoria contínua das condições de ensino e com o bem-estar da comunidade académica. Queremos que os nossos estudantes se sintam motivados e confortáveis, num espaço que valoriza o conhecimento e a partilha”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB