UBI pioneira no Cartão de Estudante Europeu

Universidade da Beira Interior (UBI) é a primeira academia nacional a emitir, de forma consistente, o Cartão de Estudante Europeu (ESC), iniciativa que facilita a identificação do estatuto universitário fora de Portugal. Este foi um dos motivos do convite para partilhar esta boa prática no “European Student Card Initiative Day”, que decorreu em Lisboa, no Instituto Superior Técnico.
 

  • Educação
  • Publicado: 2024-11-26 23:53
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

emissão do ESC para os estudantes da UBI é feita no momento da matrícula/inscrição, após pedido de consentimento, e começou a ser aplicada no âmbito de uma iniciativa da aliança UNITA – Universitas Montium, que a UBI integra.
A ideia do ESC é funcionar como um “passaporte” europeu que é reconhecido nos países participantes, garantindo autenticidade dos dados, reduzindo fraudes e facilitando o processo para ambas as partes, sem ser necessário emitir um novo cartão.
Com a sua implementação geral, espera-se que os estudantes passem a beneficiar de vantagens, em especial durante a participação em programas de intercâmbio como o Erasmus+. Entre os benefícios, estão os descontos, em alimentação, por exemplo, o acesso a serviços em estabelecimentos fora das instalações académicas, ou espaços reservados no campus universitário, como bibliotecas ou espaços desportivos.
“O Cartão Europeu de Estudante é uma iniciativa essencial para melhorar a experiência de mobilidade estudantil na Europa, promovendo uma rede de apoio e serviços mais inclusiva e eficiente para estudantes e instituições”, sintetiza a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
No “European Student Card Iniciative Day”, a UBI participou na mesa-redonda “Implementar e Potenciar a ESCI nas IES”, no “Debate aberto sobre o Presente e o Futuro da ESCI | Q&A” e dinamizou ainda o “Workshop 2: ESC”, pelo pioneirismo nacional na emissão do Cartão EuropeuO engenheiro Sérgio Nunes, da Área de Sistemas e Desenvolvimento dos Serviços de Informática da Universidade, foi quem interviu nestes momentos.

A atividade decorreu ao longo de todo o dia e contou com a participação de Joaquim Mourato (Diretor-Geral do Ensino Superior), Vanessa Debiais-Sainton (Head of Higher Education Unit, European Commission - Directorate General for Education, Youth, Sport and Culture) e Cristina Perdigão (Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação), entre outros.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB