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Prémio Excelência e Inovação na Educação atribuído ao Fundão

O Município do Fundão venceu o Prémio de Excelência e Inovação na Educação nas categorias de Cultura e de Educação, com os projetos Casas e Lugares do Sentir e Academia de Código Júnior – Code Literacy – Programação nas Escolas do 1º e 2º ciclos do concelho do Fundão, respetivamente, revela a Câmara Municipal do Fundão em nota de imprensa.

  • Educação
  • Publicado: 2024-09-29 14:58
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“Com as duas distinções, o Município do Fundão vê reconhecido o projeto educativo implementado nas escolas que visam o conhecimento do património material e imaterial do concelho, assim como o ensino de programação aos alunos que frequentam o ensino no concelho do Fundão”, sublinha a autarquia.

Os Prémios Nacionais de Educação são atribuídos anualmente, numa cerimónia que distingue, por mérito ou louvor, Municípios, Escolas ou Instituições, com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação, em nove categorias distintas e com atribuição de um Prémio de Excelência de Inovação na Educação.

A rede de “Casas e Lugares do Sentir” venceu na categoria Cultura. Esta rede foi criada em 2017 pela Câmara Municipal do Fundão, num protocolo com a UNESCO, e tem por objetivo estimular, conservar e preservar o território e o seu património cultural material e imaterial. Esta rede é constituída por 13 casas temáticas distintas, distribuídas por diferentes localidades do concelho do Fundão, nomeadamente Casa do Folclore, Casa das Memórias António Guterres, Casa da Poesia, Casa da Romaria, Casa do Barro, Casa da Tecedeira, Casa do Bombo, Casa da Queijo, Casa do Mel, Casa da Cereja, Casa da Pastorícia, Casa do Barqueiro e Casa dos Ofícios.

O projeto visa reforçar a ligação da Escola ao Território e, desde 2017, cerca de 35 mil crianças e jovens visitaram as “Casas e Lugares do Sentir”.

O projeto da Academia de Código Júnior – Code Literacy – Programação nas Escolas do 1º e 2º ciclo do concelho do Fundão venceu na categoria de Educação e este projeto configura um percurso de aprendizagem contínuo, evolutivo e diversificado, que visa proporcionar às crianças um conjunto de conhecimentos e competências para uma sociedade digital através do ensino de programação.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, a conquista destes prémios, “enche de orgulho e serve de estímulo, é também o reconhecimento que, paulatinamente, tem vindo a ser feito à estratégia educativa e cultural do Município, que se joga em várias frentes e que tem como alicerces a simbiose entre tradição e inovação, entre raízes e asas”.

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