Diário Digital Castelo Branco - Bio-Região de Idanha assinalou Dia Europeu da Agricultura Biológica Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Bio-Região de Idanha assinalou Dia Europeu da Agricultura Biológica

No âmbito do Dia Europeu da Agricultura Biológica, 23 de Setembro, a Bio-Região de Idanha-a-Nova participou nas comemorações que decorreram na Bio-Região de Lagos do Sabor, Alfandega da Fé.

  • Economia
  • Publicado: 2024-09-26 22:47
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Entre os vários momentos do programa, destacou-se o painel "Roteiro para a Implementação das Bio-Regiões em Portugal", que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, enquanto orador. Esta intervenção sublinhou o compromisso da Bio-Região de Idanha-a-Nova em liderar o caminho na promoção das Bio-Regiões portuguesas.

A Bio-Região Lagos do Sabor foi a anfitriã desta celebração, organizando uma série de iniciativas em colaboração com as Bio-Regiões de Idanha-a-Nova, Alto Tâmega e Barroso, São Pedro do Sul Bio Região, Margem Esquerda do Guadiana e a AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. O dia também ficou marcado pela homenagem aos bombeiros e a todas as pessoas afetadas pelos incêndios florestais que fustigaram o centro e norte do país, através da plantação de 4 árvores, no parque verde de Alfândega da Fé, onde se cumpriu por todos os participantes um minuto de aplausos, numa ode à garra das nossas gentes. Uma das árvores foi batizada por “Bio-região de Idanha-a-Nova”.

Durante o evento, reuniram-se especialistas e atores fundamentais com vasta experiência e conhecimento na área da agricultura biológica.

Iniciativas como a celebração do Dia Europeu da Agricultura Biológica visam sensibilizar a sociedade sobre os benefícios deste modelo agrícola e sobre a necessidade de apoiar produtores que adotam práticas sustentáveis.

Assim, a a agricultura biológica desempenha um papel essencial na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, promovendo práticas agrícolas que preservam os recursos naturais, como o solo e a água, e que reduzem o uso de produtos químicos prejudiciais. Para além dos benefícios ambientais, a agricultura biológica é também uma oportunidade para valorizar os produtos locais e promover a economia regional, especialmente em zonas rurais.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB