Marinha Portuguesa visitou Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco

A Marinha Portuguesa, através da Estrutura de Acompanhamento da Investigação, Desenvolvimento, Experimentação e Inovação da Armada (EA-IDEIA), visitou a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). 

  • Educação
  • Publicado: 2024-07-03 23:08
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Da delegação da Marinha fizeram parte o Chefe da Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior da Armada, Capitão-de-fragata João Lourenço da Piedade, o Diretor do Centro de Investigação Naval, Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha, o Diretor Financeiro do Instituto Hidrográfico, Capitão-de-fragata Paulo Martins Gonçalves, e ainda o Capitão-de-fragata Marco Pinto Guimarães da Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não Tripulados e a Subtenente Madalena Gonçalves de Barros da Divisão de Inovação do Estado-Maior da Armada.

A visita decorreu no âmbito do ROADSHOW EA-IDEIA e teve como objetivo estabelecer canais de comunicação entre a Academia e a Indústria de forma a promover e aprofundar a colaboração entre estas. A visita incluiu uma apresentação do IPCB e da EST onde se teve oportunidade de apresentar vários trabalhos e projetos já realizados ou em curso, por professores/investigadores da ESTCB. Estes trabalhos fazem recurso a técnicas que se enquadram numa das seguintes áreas: Inteligência Artificial, Robótica e Sistemas Inteligentes, Realidade Aumentada, Cidades Inteligentes, e Comunicações. O Ecossistema de Inovação da Marinha foi apresentado pelo Chefe da Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior da Armada, Capitão-de-fragata João Lourenço da Piedade.

Além das apresentações, da partilha de ideias e discussão de possíveis linhas de colaboração, foi também realizada uma visita às instalações da EST com destaque no Laboratório de Conceção e Projeto e no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes, onde foram demonstrados alguns projetos em curso.

Pela natureza transversal de algumas das áreas em foco, participaram na visita professores das várias UTC da EST, Fernando Reinaldo Ribeiro, Diretor da EST e professor da UTC de Informática, Cristina Calmeiro, Presidente do Conselho de Representantes da EST e professora da UTC de Engenharia Civil, Arlindo Silva, Ana Paula Silva e João Caldeira, professores da UTC de Informática, Hugo Marques e Paulo Gonçalves, professores da UTC de Engenharia Eletrotécnica e Industrial e ainda os estudantes Geoffrey Spencer e Rodrigo Bernardo, que estão a realizar o seus trabalhos de doutoramento na EST.

Esta iniciativa foi um primeiro passo para um caminho de conhecimento mútuo das duas instituições. Abriu um espaço de partilha de conhecimento que permitiu identificar áreas de interesse comuns; potenciais projetos que podem beneficiar de uma colaboração estreita entre as duas entidades; e ainda para debater formas de integração dos alunos da EST, em estágios na Marinha, tanto ao nível das formações de CTeSP, como para a realização de Projetos de final de curso das licenciaturas, como para a realização de teses de Mestrado.

A conversa prolongou-se num registo informal durante o almoço que se realizou no Restaurante Académico, e que serviu para estabelecer relações interpessoais entre o grupo de discussão dando um maior ímpeto para a concretização de uma colaboração que se antecipa poder vir a ser rica e produtiva.

PUB

PUB

PUB

PUB