Marinha visita UBI no âmbito do Roadshow EA – IDEIA

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi o local escolhido para o início do Roadshow EA – IDEIA da Marinha, que teve início a 24 de Junho, no distrito de Castelo Branco.

  • Educação
  • Publicado: 2024-06-30 19:38
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A comitiva liderada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, teve oportunidade de conhecer uma parte importante da inovação desenvolvida na UBI, nomeadamente na área da inteligência artificial e ciências da computação. Além das apresentações, os participantes estiveram em laboratórios do Departamento de Informática e, no final, desenharam-se boas perspetivas de colaboração entre as duas entidades, com a UBI a poder associar a sua investigação de prestígio a uma reconhecida entidade nacional que também aposta forte na inovação.

“A nossa Marinha é muito inovadora e encarada pelos nossos parceiros como uma referência”, disse Henrique Gouveia e Melo, durante a primeira intervenção, onde explicou o motivo da organização do Roadshow: “Encontrar na academia e na indústria parceiros para desenvolver tecnologias. Beneficia-nos porque desenvolvemos alguma independência tecnológica e alavanca os parceiros que, através de nós, entram num mercado gigantesco que se está a abrir ainda mais”.

Inteligência artificial — nas suas vertentes de ciência de dados, processamento da linguagem natural, cibersegurança, processamento de imagem e robótica — é uma das áreas em que a UBI se tem especializado e que esteve em foco nas apresentações e na troca de impressões. Campos científicos de ponta na atualidade e em desenvolvimento nos laboratórios ou unidades de investigação da academia como o “sins-lab”, “Hultig”, “Nova Lincs” ou Instituto de Telecomunicações. Os espaços fizeram parte do programa da visita, durante a qual a comitiva contactou com estudantes e investigadores.

Esta passagem pelo Departamento de Informática encerrou uma iniciativa que teve início com a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, que, além de dar as boas-vindas aos elementos da Marinha, apresentou partes significativas da história e das realizações da Universidade. Seguiu-se a comunicação da Vice-Reitora Sílvia Socorro, que abordou o Ecossistema de Investigação e Inovação da UBI. Coube ao Capitão-de-fragata, João Lourenço da Piedade, dinamizar a apresentação do correspondente Ecossistema de Inovação da Marinha, que antecedeu a intervenção dos investigadores da UBI.

PUB

PUB

PUB

PUB