Sertã: Município internacionaliza produtos locais ao participar na Feira de Gijón - Espanha

O presidente da Câmara Municipal da Sertã realizou uma visita de trabalho à região das Astúrias, no norte de Espanha, para dar início ao processo de internacionalização de vários produtos locais. 

  • Economia
  • Publicado: 2024-06-30 19:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Carlos Miranda manteve uma agenda bastante preenchida de reuniões e encontros com diversos responsáveis daquela comunidade autonómica, garantindo a presença da Sertã como município convidado na prestigiada feira Arcu Atlánticu, que terá lugar em Gijón, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. 

“Foi uma visita muito importante para a Sertã e com resultados extremamente positivos. Desde há algum tempo a esta parte, temos vindo a trabalhar ativamente na qualificação e promoção dos nossos produtos locais e a tentar colocá-los em mercados internacionais”, sublinha, em nota de imprensa, Carlos Miranda, acrescentando: “Privilegiámos o mercado espanhol para esta primeira investida e, mais concretamente, a região das Astúrias, em virtude de partilharmos diversos pontos de contacto em termos culturais e de este ser um mercado onde os produtos do concelho da Sertã poderão ter grande aceitação”.

Para já, um dos grandes marcos desta visita foi a formalização do convite à Sertã para ser o município português convidado no Arcu Atlánticu, uma honra que em anos anteriores coube a concelhos como Viana do Castelo, Nazaré ou Miranda do Douro. “O convite para estarmos presentes no Arcu Atlánticu resulta de um trabalho muito intenso que temos vindo a realizar em Espanha, há já alguns meses, e que teve agora este feliz desfecho. Falamos de um evento que marca o verão asturiano e que acolhe milhares de pessoas diariamente”, sublinha Carlos Miranda.

A agenda do autarca, que foi acompanhado neste périplo pelo presidente da Associação Cultural Progestur, Hélder Ferreira, contou ainda com vários encontros, designadamente com Ana Montserrat López Moro, vereadora da Cultura do Ayuntamiento de Gijón, e com Aitor Martínez Valdajos, diretor da Fundación Municipal de Cultura de Gijón. Mais tarde, Carlos Miranda encontrou-se com o seu homólogo de Cangas de Onís, José Manuel González Castro. 

O edil da Sertã teve ainda oportunidade de visitar unidades de turismo rural na região das Astúrias, conhecer de perto o trabalho de algumas marcas de referência e tomar contacto com “o que de melhor se faz ao nível da promoção e valorização dos produtos endógenos”, frisa Carlos Miranda, notando “a importância destas visitas para a afirmação da Sertã num contexto mais alargado e fora das fronteiras nacionais”. 

PUB

PUB

PUB

PUB