Castelo Branco: Jovens da Amato Lusitano aprendem a programar

Os jovens do projeto “Nós com os Outros – Escolhas 9G”, dinamizado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, aprenderam a programar com o apoio da SIC Esperança e da Google.org.

  • Economia
  • Publicado: 2024-06-28 08:10
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O projeto Nós com os Outros - Escolhas 9G associou-se ao projeto Programar o Futuro, com o intuito de contribuir para a empregabilidade dos jovens portugueses na área da tecnologia.

Segundo o último relatório “O Futuro dos Empregos”, do Fórum Económico Mundial, os empregos na área da tecnologia serão dos mais procurados no futuro a nível global. Os avanços tecnológicos irão gerar novas carreiras, mas aqueles que perderam os seus empregos nesta transição ou os que ainda não iniciaram o seu percurso profissional serão menos capacitados para integrar estas novas vagas.

Em Portugal, a realidade é que as ofertas de emprego na área da tecnologia e o número de cidadãos formados nestas matérias é cada vez mais discrepante. 

É com enfoque nesta problemática que surge o projeto Programar o Futuro, desenvolvido pela SIC Esperança e financiado pela Google.org, que tem como objetivo formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica, garantindo a aquisição de conhecimentos essenciais para o favorecimento da sua integração no mercado de trabalho.

Depois de capacitados para estas áreas, os/as jovens formandos do projeto Nós com os Outros - Escolhas 9G irão desenvolver um estágio onde poderão aplicar aquilo que aprenderam, através do desenvolvimento de sessões práticas junto de crianças dos 8 aos 14 anos.

Esta iniciativa, que conta atualmente com cerca de 10 jovens, teve início em Junho e irá decorrer ainda durante o mês de Julho.

PUB

PUB

PUB

PUB