Sertã presente na apresentação do “Beira Interior Wine Villages”

O Município da Sertã esteve presente na apresentação do projeto “Beira Interior Wine Villages” que decorreu no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda, no passado dia 13 de Junho.

  • Economia
  • Publicado: 2024-06-21 06:51
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A nova marca de promoção da região da Beira Interior junta 20 municípios que integram as Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa. O "Beira Interior Wine Villages" foi apresentado aos autarcas e empresários da região, enquanto projeto que pretende tornar o território "um destino enoturístico de referência nacional partindo da sua riqueza vínica e gastronómica ímpar". 

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, presente em representação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, sublinhou tratar-se de um projeto muito importante, considerando que a dinâmica do enoturismo no país deverá triplicar até 2030. "O enoturismo é capaz de fazer aproximar as pessoas ao território. Podemos vender o território através do vinho, há um enorme potencial por explorar e desenvolver”, destacou o autarca. 

A nova marca, agora apresentada, pretende oferecer aos visitantes “experiências únicas e autênticas, tendo o vinho como elemento central e motivação para descobrir a riqueza da região” afirmou Rodolfo Queirós, presidente da CVRBI - Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. 

O “Beira Interior Wine Villages” será desenvolvido ao logo dos próximos dois anos e para além do vinho, vai apostar nas vertentes da gastronomia, lazer e bem-estar, cultura, natureza e património, reunindo diversas informações dos municípios e das comunidades intermunicipais envolvidas. Após essa compilação, as experiências estarão disponíveis para os visitantes tanto em espaços físicos como através de um site e de uma aplicação móvel. "É um projeto de promoção do território. Será feito o levantamento daquilo que há em cada um dos municípios e numa fase seguinte serão vendidas experiências a quem nos visita”, concluiu Rodolfo Queirós. A apresentação contou também com a presença do presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, que sublinhou tratar-se de um projeto que “está alinhado com a nossa estratégia para potenciar o interior do país”, desafiando os produtores a apostarem no enoturismo para “acrescentarem valor ao seu negócio”.

Este projeto vai ao encontro do trabalho já desenvolvido pelo município da Sertã, em parceria com a Aproser e os produtores de vinho do concelho, com o objetivo de “valorizar os produtos endógenos do concelho, neste caso o vinho, que constituem uma mais valia para a nossa oferta turística” destaca Carlos Miranda.

De referir que o projeto “Beira Interior Wine Villages” é financiado pela Linha +Interior Turismo, destinada a projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior.

PUB

PUB

PUB

PUB