Politécnico de Castelo Branco valoriza guitarra portuguesa e viola da terra nos Açores

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinou um protocolo de cooperação com o Conservatório Regional de Ponta Delgada.

  • Educação
  • Publicado: 2024-06-20 22:50
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O convénio foi assinado pelo Presidente do IPCB, António Fernandes, e pela Presidente do Conselho Executivo do Conservatório de Ponta Delgada, Maria Isabel Sousa, numa cerimónia que contou com a presença da Diretora Regional da Cultura, em representação do Governo Regional dos Açores, do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, para além de outras personalidades e representantes de outras instituições, e dos docentes do IPCB Custódio Castelo e Miguel Carvalhinho. 

O protocolo agora assinado tem por objetivo a consolidação de metodologias de ensino e aprendizagem, assim como programas pedagógicos, intercâmbios e outras ferramentas educativas, promovendo o enriquecimento mútuo das instituições.

Para além da vertente da formação, o protocolo visa a valorização da Guitarra Portuguesa e da Viola da Terra, instrumento musical de cordas típico dos Açores da família das violas de arame portuguesas, enquanto instrumentos tradicionais.

O Presidente do IPCB considera que a assinatura do protocolo é mais uma demonstração da contribuição da instituição para a afirmação dos territórios, da cultura, da música, e das artes em geral.

No final da cerimónia de assinatura do protocolo, teve lugar um debate com todos os intervenientes, sobre a importância do estabelecimento deste tipo de parcerias com instituições de ensino superior, o enquadramento e valorização de Guitarra Portuguesa, e a importância em preservar o património histórico e musical da Viola da Terra.

PUB

PUB

PUB

PUB