Primeiro quilo de Cerejas do Fundão arrematado por 700 euros em Leilão

O Leilão das Primeiras Cerejas do Fundão que teve lugar esta sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, na Praça do Município, no Fundão, marcou o início da Campanha da Cereja do Fundão 2024.

  • Economia
  • Publicado: 2024-05-15 09:52
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

700 euros foi o valor pago por um quilo de cerejas do Fundão, num leilão em que o lance vencedor foi feito por Bruno Costa, da empresa Feira dos Sofás, recentemente instalada no concelho do Fundão. O valor acumulado reverte para o Centro para as Migrações do Fundão.

Para além do leilão, este evento que assinala o início da campanha ficou marcado por momentos musicais, distribuição de cereja, distribuição de produtos regionais e derivados da cereja do Fundão e um showcooking.

O mês de maio é ansiosamente aguardado, uma vez que é com ele que chegam as primeiras cerejas do Fundão. A autarquia, para dar início à Campanha da Cereja do Fundão, organiza o leilão das primeiras Cerejas do Fundão, um dia de festa, com várias atividades para crianças, música e outras iniciativas que marcam esta apresentação.

Da beleza branca inquestionável da flor, surge o verde forte e o vermelho garrido do fruto: a Cereja do Fundão. Um fruto excecional, de características únicas, muito reconhecido e altamente apreciado.

Em nota de imprensa, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, declara que “a Cereja do Fundão é um fruto icónico da região, que, ao longo dos anos, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e mais apreciadores, pela sua qualidade. Esta valorização é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade, representando um importante fator económico, mas também social. A marca Cereja do Fundão tem crescido e, consequentemente, a relevância na economia da região tem subido exponencialmente no que diz respeito ao mercado associado a este produto, mas principalmente no que se refere ao turismo. O desenvolvimento da marca Cereja do Fundão permitiu um real desenvolvimento dos sectores agrícola e do turismo", afirma o autarca.

Com a aposta na Cereja desta região, a autarquia dinamizou e permitiu a criação de condições para os trabalhadores sazonais, o aumento dos valores pago aos produtores, a enorme valorização do produto, o reconhecimento da marca, a conquista de escala para fazer face às necessidades do mercado e uma procura cada vez maior por este produto de eleição. Depois de esperar alguns meses pelo fruto, eis o momento de desfrutar deste momento único que é consumir o fruto em fresco”.

A apresentação da Campanha da Cereja do Fundão 2024 foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, num momento em que foi possível conhecer todas as iniciativas que irão decorrer e que celebram e enaltecem a cereja do Fundão, onde se destacam:

·        Festa da Cereja | 7 a 10 de junho | Alcongosta (Fundão)

·        Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” | 1 a 30 de junho | Restaurantes do concelho do Fundão

·        Rota Gastronómica da Cereja do Fundão | 17 de junho a 2 de julho | Restaurantes de cozinha de autor em Lisboa e no Porto

·        Trail da Cereja | 10 de junho | Serra da Gardunha

·        Semana da Cereja do Fundão em Cascais | 17 a 23 de junho

 

O público interessado poderá consultar todas as atividades e novidades no dossier em anexo. Em termos de novidades destacam-se atividades como Spa no Cerejal ou Almoço no Pomar, ou produtos como cervejas artesanais de Cereja, sidra de Cereja do Fundão ou cosméticos à base de cereja.

O Município do Fundão tem vindo a apostar no turismo ligado ao universo da Cereja e, exemplo disso, são as diversas iniciativas associadas a este fruto, como os festivais gastronómicos, passeios de tuk-tuk, viagens de comboio turístico pelos cerejais, apanha da cereja, cestas de piquenique, visitas pelos pomares e as campanhas de apadrinhamento de cerejeiras do Fundão. A par disso, a promoção da Cereja do Fundão e de outros produtos regionais é também alavancada pela plataforma online http://www.produtosdofundao.pt, através do qual é possível adquirir cerejas e mais um vasto leque de iguarias e produtos da região.

A Campanha da Cereja do Fundão 2024, tal como aconteceu nos anos anteriores, tem como premissa a valorização da Cereja do Fundão, tanto a nível regional como nacional, mas também traduz uma aposta geral no turismo ao longo de todo o ano.

 

PUB

PUB

PUB

PUB