Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Politécnico tem 160 mil euros para promover Saúde Mental Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Politécnico tem 160 mil euros para promover Saúde Mental

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção-geral do Ensino Superior (DGES), com cerca de 160.000€.

  • Educação
  • Publicado: 2024-04-03 00:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A candidatura, intitulada Projeto ALL IN – INteragir, INtegrar e INcluir, permitirá reforçar o Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar do IPCB com mais recursos humanos, nomeadamente psicólogo, estagiários de psicologia e consultas com médico de Clínica Geral e Familiar, no sentido de atender às necessidades da comunidade académica, bem como apoiar a integração dos estudantes.

O projeto contempla 4 níveis de intervenção, sendo as intervenções de nível I dirigidas a toda a comunidade académica do IPCB, que abordarão os principais temas e preocupações recorrentes de saúde mental, através da realização de sessões multidisciplinares, dinamizadas pelo Gabinete de Apoio Psicológico do IPCB (GAP), e também com o apoio de outros serviços de saúde e estruturas de apoio.

A intervenção de nível II pressupõe a criação do “Café ALL YOU”, um espaço digital de convívio e interação, aberto a toda a comunidade que pretende promover experiências entre estudantes que enfrentam ou superaram problemas de saúde mental. Com o apoio do GAP e do GNAEE (Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais do IPCB), esta iniciativa irá também permitir a identificação de casos de perturbações mentais que devam ser encaminhados. 

A intervenções de nível III e IV, contemplam a implementação de mecanismos, de respostas rápidas terapêuticas, às perturbações mentais mais comuns, tais como ansiedade e perturbações depressivas, não só através da dinamização de consultas individualizadas, ou em grupo, no GAP do IPCB, como também disponibilizando consultas com profissionais de saúde especializados na área da Medicina. Pretende-se ainda estreitar a comunicação com os Serviços de Psiquiatria e de Saúde Mental já existentes, estabelecendo itinerários específicos de referenciação.

Para o Presidente do IPCB a aprovação desta candidatura, coordenada pela Vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, virá reforçar o Gabinete de Apoio Psicológico, com mais recursos e novas valências, aumentando a capacidade de resposta às necessidades dos estudantes do IPCB. Os diversos níveis de intervenção e de ações do Projeto ALL IN – INteragir, INtegrar e INcluir possibilitarão não apenas uma divulgação mais ampla e eficaz de informações relacionadas com a saúde mental, mas também a implementação de medidas de resposta rápida para lidar com as perturbações mentais mais frequentes e recorrentes no ensino superior, especialmente no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB