Como alugar um carro usado pode ser uma boa decisão financeira

Para muitas famílias ter um carro é algo normalíssimo, e podem-se passar anos sem fazer a troca do automóvel.

  • Economia
  • Publicado: 2024-02-09 15:08
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Acaba por ser um item que, se comprado novo, acaba por ir perdendo o valor nos anos seguintes, e quando dá por si tem um veículo que é seu, mas que vale muito menos do que o que comprou.

Existem algumas soluções para minimizar esta queda abrupta do valor do seu investimento, sendo que a mais comum é o empréstimo bancário para um carro usado ou o renting automóvel.

O problema dos empréstimos é que com as taxas de juro como estão e também a complicação e exigências bancárias, acaba por perder a “paciência” para recolher todos os documentos e burocracias ou por receber um “não” do seu banco. Resta-lhe, por isso, a opção de renting usados, que é o que muitas famílias mas também empresas e empresários acabam por usar nos últimos anos. As vantagens são imensas, conforme vai poder verificar.

 

O que é o renting de carros usados

Alugar um carro usado significa que o carro já foi novo, passou pelas mãos de alguém que o vendeu, e agora depois de inspecionado, pneus verificados e toda a parte elétrica, é colocado à disposição de aluguer para quem o pretender alugar.

A vantagem é que por já ser usado o seu valor base acaba por ser menor, e por isso, melhor para si quando o for alugar. Os veículos vêm sempre limpos e cuidados, pelo que não terá qualquer problema no seu uso por ter sido usado por outra pessoa no passado.

A vantagem do aluguer passa também por ter um conjunto de serviços incluídos no preço final, sem asteriscos ou surpresas ao final do mês.

 

Serviços incluídos no aluguer de carros

Com a crise atual que vivemos, procuramos sempre o melhor e mais barato, e embora nem sempre se consigam juntar os dois fatores, acreditamos que o renting automóvel consegue juntar o melhor com o preço justo. Existem opções para todos os gostos, no entanto acreditamos que com o leque de serviços incluídos no aluguer de um automóvel consiga encontrar uma boa opção para si.

Deixamos-lhe de seguida a lista do que normalmente está incluído quando aluga um automóvel, que lhe vai beneficiar na carteira ao final do mês:

 

Flexibilidade no preço e nos quilómetros

O preço varia em função da duração do contrato e dos quilómetros. Quanto mais tempo alugar, mais barato fica. Por outro lado, os quilómetros acabam por ser o segundo fator determinante do preço, porque com mais quilómetros acaba por ficar com um carro mais caro. No entanto os quilómetros incluídos ao ano permitem-lhe um uso desafogado do carro com alguma margem para viagens mais longas e que podem favorecer o seu orçamento.

 

Troca de pneus e manutenção

É normal os pneus ficarem gastos com o tempo, e a sua manutenção acaba por ser um problema, pois tem de fazer a troca e pagar um extra. No entanto para os carros que aluga, este serviço está já incluído. Um outro fator interessante é a manutenção e o mecânico, porque está também incluído e acaba por não ter de se preocupar com imprevistos que qualquer carro pode ter, pois o valor que paga mensalmente já inclui não só a troca de pneus como as idas ao mecânico que forem precisas.

 

Seguro contra todos os riscos incluído

Tenha paz de espírito e sinta-se confortável no seu aluguer, pois o seguro contra todos os riscos está incluído, protegendo-o de qualquer tipo de problema e imprevisto que possa ocorrer. Sabe certamente que este tipo de seguro é bastante caro, mas no aluguer de um automóvel acaba por ficar incluído, adicionando valor ao facto deste tipo de seguro estar contratado.

 

Impostos e revisões

Tudo o que é burocrático, deixa de estar associado a si e passa a estar associado à empresa de aluguer do seu veículo. Por isso, acaba por poupar tempo e focar-se no que é mais importante, deixando este tipo de problemas como a preocupação com revisões, os impostos de selo, e outros, com quem tem esta experiência.

 

Pessoa de contacto para o acompanhar no processo

Por último, mas não menos importante é o facto de desde o momento que pensa em alugar vai a um site fazer a sua escolha até ao momento em que entrega o carro passado alguns anos, existe sempre uma pessoa como ponto de contacto com a empresa que faz o aluguer, para que tenha um à vontade no tratamento de qualquer situação que surja.

 

Vale a pena o renting em 2024

Acreditamos que tudo o que lhe indicámos agora fará sentido e valerá a pena ter como prioridade, caso esteja na altura de trocar de carro. As vantagens, o preço, a simplicidade burocrática e a despreocupação de coisas do dia a dia com o seu automóvel são pontos bastante importantes a considerar para fazer o aluguer de um carro este ano.

PUB

PUB

PUB

PUB