A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) abriu mais duas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) na sua área de intervenção.
Tratam-se das UCC's do “Terras do Lince-Raia Quente” localizada no Centro de Saúde de Penamacor e a de Proença-a-Nova, localizada no Centro de Saúde de Proença a Nova.
Segundo informação enviada pela ULSCB enviada aos órgãos de comunicação social, foram formalmente constituídas no passado dia 11 de Janeiro, por homologação do Conselho Diretivo da ARS Centro, IP, após parecer favorável da Equipa Regional de Apoio (ERA).
No âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, a criação das Unidades de Cuidados na Comunidade, surgem no âmbito da prestação cuidados de saúde de proximidade da promoção da saúde, prevenção de doenças e suas complicações e promotores de autonomia e qualidade de vida, contribuindo para a melhoria do estado de saúde da população, e a obtenção de ganhos em saúde.
Têm como missão, prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde, na integração de redes sociais de apoio á família e na implementação de unidades móveis de intervenção.
As linhas de ação destas unidades pressupõem uma articulação direta e transversal ao nível da prestação de cuidados de saúde, com as Unidades Funcionais, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Saúde Pública (USP) da área geográfica dos concelhos onde estão inseridas, dando também resposta aos utentes provenientes dos cuidados de saúde diferenciados, aos referenciados pela rede de cuidados continuados integrados, assim como aos que se encontram na comunidade e que necessitam de cuidados de saúde.
Desenvolvem ainda atividades em parceria com recursos da comunidade como, as autarquias, as várias juntas de freguesia, escolas, instituições de solidariedade social, bombeiros, serviços policiais, etc., pretendendo neste sentido serem “Unidades na Comunidade e para as Comunidades”.
As atividades dos profissionais centram-se nas áreas de intervenção-chave, preconizadas para este tipo de unidades e descritas nos seus Planos de Ação, desenvolvendo a sua atividade ao nível de várias áreas:
- Saúde Escolar;
- Cuidados Continuados Integrados (ECCI);
- Continuidade de Cuidados;
- Parentalidade/Preparação para o Parto;
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, CPCJ;
- Núcleos de Apoio às Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em
Adultos, NACJR/EPVA;
- Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, SNIPI;
- Programas e Projetos de Intervenção Comunitária em parceria com as Câmaras Municipais e Redes Sociais da Comunidade, entre outras.
Estas duas novas unidades vêm juntar-se às três já existentes na ULSCB, a UCC de Castelo Branco, a UCC de Idanha-a-Nova e a UCC da Sertã.
O Conselho de Administração da ULSCB anuncia ainda que para que toda a população da área de intervenção da ULSCB possa usufruir destes cuidados de saúde, que se encontra em fase de elaboração de proposta a criação de mais duas UCC, uma para Oleiros e outra para oconcelho de Vila Velha de Ródão.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet