O "Floating Álvaro” é um projeto instalado nas margens do rio Zêzere com um conceito praticamente inexistente em Portugal chamado "Floating House" (casa que flutua) e está localizado na aldeia de xisto de Álvaro, no concelho de Oleiros.
Segundo informação de fonte segura, esta casa flutuante é alimentada a energias renováveis. Foi desenhada com materiais de baixo impacto ambiental, utilizando uma tecnologia que reduz a pegada ecológica.
A experiência, decorre ao longo de 30 quilómetros e, em certas alturas, deixa-se de ver ruínas de casas submersas devido à construção de uma barragem, pode ser feita mesmo durante a estação mais fria, porque há aquecimento a pellets a garantir conforto dos utentes.
Fora de água, não faltam outras sugestões de lazer. Desde logo, visitar Álvaro, uma das 27 povoações que compõem a rede das Aldeias do Xisto, na região Centro do país. Uma curiosidade é que, apesar de as construções, ali, assentarem sobretudo em xisto, ao longo do tempo foram sendo pintadas de tons claros, o que faz desta uma das chamadas “aldeias brancas”.
O património religioso testemunha a passagem, por ali, de ordens religiosas como a Ordem de Malta. Daí haver um circuito de capelas onde apreciar arte sacra, pinturas e outros objetos dignos de registo, como um sacrário renascentista. Outra sugestão é desfrutar da praia fluvial, com duas piscinas no rio.
O "Floating Álvaro" ganhou, em 2022, o Prémio 5 Estrelas Regiões, distrito de Castelo Branco na categoria de "Turismo de Natureza".
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet