De forma a apoiar os agregados familiares que durante a interrupção letiva do Natal não têm como assegurar o acompanhamento dos seus filhos ou educandos, o Município de Vila Velha de Ródão promoveu mais uma edição das Atividades de Natal.
Tratou-se de uma ação de Ocupação de Tempos Livres (OTL), desenvolvida pela autarquia a pensar nas crianças do Jardim de Infância e do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico (dos 6 aos 12 anos), inscritas no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
A iniciativa dinamizada pelos setores de Educação e Desporto e Tempos Livres da autarquia, com o apoio dos técnicos do Centro Municipal de Desenvolvimento e Cultura de Vila Velha de Ródão, decorreu de 18 a 22 de dezembro e de 27 a 29 de dezembro e contou com a participação de mais de 60 crianças, não tendo custos para os encarregados de educação.
De entre as muitas atividades criadas a pensar nos mais novos, destacam-se, por exemplo, a criação de decorações para a árvore de Natal e de histórias e fantoches de teatro, a confeção de biscoitos, a realização de sessões de cinema, karaoke e dança ou a dinamização de circuitos de jogos, jogos tradicionais e caças ao tesouro, atividades que contribuíram para a promoção do relacionamento interpessoal e proporcionaram às crianças experiências inesquecíveis com momentos de muita diversão, sendo um dos pontos altos a visita à aldeia do Pai Natal.
“Esta é uma resposta social desenvolvida pelo município como forma de apoiar as famílias que se encontram a trabalhar e não têm outros meios para garantir o acompanhamento dos seus filhos no período das férias escolares. Trata-se duma medida que vai ao encontro da estratégia de fixação de famílias e jovens no concelho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, que tem tido reflexo no aumento do número de crianças a residir no concelho e visa contribuir para o alívio da difícil situação financeira em que se encontram muitas famílias do concelho”, explica, em nota de imprensa, o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Para assinalar o final das Atividades de Natal, no último dia teve lugar uma festa de encerramento que contemplou um teatro de fantoches feitos de peúgas, concebido pelas crianças e intitulado “Ninguém dá prendas à Inês”, o teatro musical "O verdadeiro sentido do Natal" e a exibição dum vídeo resumo das iniciativas desenvolvidas nas atividades de Natal.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet