Por: Diário Digital Castelo Branco
A Escola Superior Agrária de Castelo Branco colaborou nas atividades do Projeto Clubes de Ciência Viva na Escola - Há Ciência na Cidade da Escola Cidade de Castelo Branco, com a docente Fernanda Delgado a dinamizar a palestra "Plantas medicinais e óleos essenciais. Realidades e Mitos".
A atividade destinou-se a alunos e professores do Clube de Ciências e do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, tendo sido transmitido conhecimento sobre as plantas medicinais mais conhecidas e seus princípios ativos, bem como dos medicamentos já homologados à base de compostos vegetais.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as plantas ao vivo, apreciar o seu aroma, perceber a sua forma de propagação e manutenção, e ainda realizar um jogo de identificação de aromas dos óleos essenciais destas plantas, apreciando a diferença do aroma da planta ou fruto em fresco e após a extração do seu óleo essencial. O óleo essencial é um dos metabolitos secundários que algumas plantas produzem para sua defesa, para a atração de polinizadores ou para adaptação a condições de stress.
No final, e no âmbito das atividades do Clube de Jornalismo, duas alunas entrevistaram a docente do IPCB, tendo os participantes levado plantas para se familiarizarem com este manancial de potencialidades do reino vegetal. A Escola Cidade de Castelo Branco teve ainda patente uma exposição subordinada ao tema "Farmácia Viva", atividade que foi organizada pela professora Maria Florinda Carrega.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet