Oleiros: Município tem 16,2 milhões de euros de orçamento para 2024

A Câmara Municipal de Oleiros aprovou por maioria o orçamento para 2024, no valor de 16,2 milhões de euros, mais 1,5 milhões de euros face a este ano.

  • Economia
  • Publicado: 2023-11-29 23:08
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O orçamento foi aprovado com três votos a favor pelo PSD e duas abstenções pelo Movimento Mais Concelho de Oleiros.

“O orçamento tem a ponderação necessária num contexto de forte incerteza quanto à evolução económica nacional e internacional”, refere, em nota de imprensa, o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques.

O autarca sublinhou ainda que, a agravar a atual conjuntura, “junta-se uma crise de mão de obra associada ao forte desafio demográfico que o país enfrenta, tal como a escassez mundial de matérias-primas e consequente aumento dos preços, com impacto forte nas previsões de investimento em projetos estruturantes para o concelho”.

Contudo, adiantou que o reforço financeiro para a atividade municipal materializa “a ambição do projeto, com o qual se pretende afirmar o concelho de Oleiros como território de excelência para residir, visitar, trabalhar ou investir, com elevada atratividade no contexto nacional e internacional”.

A Câmara Municipal de Oleiros mantém para 2024 a decisão de abdicar da totalidade dos 5% do valor do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) a que tem direito e que será devolvido aos cidadãos com morada fiscal no concelho.

Na mesma linha, a autarquia continua a aplicar a taxa mínima permitida por lei (0,3% para os prédios urbanos e 0,8% para os prédios rústicos) de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a abdicar da aplicação de taxa da derrama, cujo teto é de 1,5%.

Nas Grandes Opções do Plano para 2024 destaca-se o lançamento do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros (CIDEO), a requalificação da entrada sul da vila, a ampliação da Zona Industrial do Açude Pinto, a construção de uma Central de Camionagem e ainda a construção de habitação social.

O executivo mantém ainda como prioritários os setores da ação social, educação e turismo.

O orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2024 seguem agora para discussão e votação da Assembleia Municipal de Oleiros, onde os sociais-democratas têm maioria.

PUB

PUB

PUB

PUB