Uma pista de gelo natural no centro da cidade é a principal novidade do programa de Natal da Câmara da Covilhã, que pretende deslocar ao equipamento as crianças de todas as escolas do concelho.
O espaço será de utilização gratuita para os grupos de escolas e o valor a pagar pelos restantes utilizadores reverte na totalidade para os Bombeiros da Covilhã, informou a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, que manifestou a intenção de ter um Natal com Arte com propostas para todas as faixas etárias e um programa o mais abrangente possível.
“Tínhamos um programa mais direcionado para crianças, queremos trazer jovens e temos uma tenda com um percurso de gelo natural que estará a cargo da equipa de desporto e terá também uma componente educativa, técnica, nesse âmbito”, disse Regina Gouveia.
A pista, instalada na Praça do Município, abre ao público na sexta-feira, dia em que é inaugurado o Natal com Arte e, a partir das 15:00, é distribuído um bolo nevão gigante à população, é assinalada a chegada do Pai Natal, acesa a iluminação natalícia e têm início as atividades na Aldeia Natal.
Outra das novidades desta edição é a dispersão das atividades por outras áreas do centro da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, com a instalação da Aldeia Natal junto ao Jardim Público da cidade, para que os visitantes circulem nas principais artérias comerciais e, dessa forma, se potencie o comércio tradicional localizado nas imediações.
Segundo a vereadora, o espaço, onde também estará a Casa do Pai Natal, no Largo Infantaria XXI, é mais direcionado para as crianças e terá um parque de neve e alguns insufláveis, para permitir ali o desenvolvimento de atividades.
Regina Gouveia acentuou que o programa, que se prolonga até 07 de janeiro de 2024, procurou integrar “conteúdos que são de continuidade, mas também algumas novidades”.
A responsável acrescentou ser também intuito do município atrair turistas.
O habitual Mercadinho de Natal é outro ponto pensado também para os visitantes, por ter disponíveis produtos com ancoragem ao território.
Outra novidade é a Missa do Galo, na Igreja de São Francisco, à meia-noite de dia 24, acompanhada pelo Coro Misto da Beira Interior, para ir ao encontro das expectativas de um outro segmento da comunidade.
Na vertente social está prevista a distribuição de vales solidários e ceias de Natal, sobretudo para quem não tem suporte familiar.
O programa contempla ainda oficinas temáticas, concertos, um espetáculo de bailado, exposições, tertúlias e culmina com o Canto das Janeiras, dia 06 de janeiro de 2024, às 16:00.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet