Sertã: Município comemora "Dia Mundial da Oliveira" com demonstração e degustação em lagar

O Lagar do Fundão, freguesia do Troviscal, concelho da Sertã, acolhe no próximo dia 26 de Novembro, a partir das 15:30 horas, a comemoração do Dia Mundial da Oliveira.

  • Economia
  • Publicado: 2023-11-13 22:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Promovida pelo Município da Sertã e pela Associação de Produtores do Concelho da Sertã (APROSER), a iniciativa terá início com uma interpretação fenológica da oliveira, seguindo-se a demonstração com explicação do processo de extração de azeite, prova sensorial (com perito) de três azeites da região, finalizando com um breve enquadramento do uso de azeite na gastronomia local.

A participação nesta iniciativa é gratuita e limitada a 50 inscrições, que decorrem até 19 de Novembro no link: https://cloud.cm-serta.pt/apps/forms/s/r5gn72yZCtdSi5KSQa4YyaGd Refira-se que a Câmara Municipal da Sertã disponibiliza transporte com partida do Edifício dos Paços do Concelho 45 minutos antes do evento.

Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera a iniciativa “uma boa oportunidade para dar a conhecer um pouco mais do mundo da oliveira, do azeite e dos produtores da região”, recordando que “a Sertã tem no olival a exploração agrícola com maior predominância, daí a importância e interesse na valorização do olivoturismo”.

A comemoração do Dia Mundial da Oliveira no Lagar do Fundão insere-se na rede nacional de eventos designada “A Árvore do Ouro Líquido”, que decorrerão de norte a sul do país, com vista à sensibilização dos consumidores para a importância do património oleícola e olivícola. Integra-se no projeto “Olive4All - Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo”, de âmbito europeu, que reúne instituições de ensino superior de Portugal, França e Grécia com o objetivo de estudar o património da cultura da oliveira.

O Dia Mundial da Oliveira foi celebrado pela primeira vez em 2020, pela Conferência Geral da UNESCO que destacou a herança ancestral da oliveira presente nas mitologias e textos sagrados, constituindo fonte de imaginário de poetas, pintores e artistas, sendo destacada a sua simbologia de paz, longevidade e resistência. Apelidado de ouro líquido, também o azeite partilha a herança ancestral, constituindo a base de tradição culinária e dando sabor a pratos degustados em todo o mundo.

PUB

PUB

PUB

PUB