Diário Digital Castelo Branco - O futuro do alojamento para estudantes, a opinião de Joivy Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

O futuro do alojamento para estudantes, a opinião de Joivy

Em resposta às necessidades dinâmicas dos estudantes e das universidades, o conceito de alojamento para estudantes, Student Housing, sofreu alterações substanciais nos últimos anos e continua a evoluir.

  • Opinião
  • Publicado: 2023-11-08 09:06
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Atualmente, o sector do alojamento para estudantes na Europa está a atravessar um período de mudança, com uma forte ênfase na melhoria da qualidade, acessibilidade e sustentabilidade, graças também ao aparecimento de realidades como a Joivy, que fornecem aos utilizadores plataformas dedicadas a encontrar casas e apartamentos para alugar. Eis uma visão geral do futuro do alojamento para estudantes no continente, com base nos dados actuais.

Dinâmica do mercado

De acordo com um estudo da Savills de 2022, o mercado europeu de alojamento para estudantes, apesar das restrições de viagem devido à pandemia, tem mantido uma procura estável. O sector continuou a contrariar a tendência, com um grande número de jovens a entrar no ensino superior, uma vez que a procura de alojamento de qualidade nas principais capitais europeias se manteve estável nos últimos anos. A demografia dos estudantes universitários também está a mudar. A União Europeia, através de programas como o Erasmus+, facilitou a mobilidade dos estudantes, contribuindo para uma perspetiva mais internacional e intercultural da educação. Na opinião de Joivy, isto prepara o terreno para um aumento da procura de alojamento flexível e inclusivo e, enquanto as cidades europeias continuarem a melhorar a oferta de serviços e a qualidade de vida, a procura por parte dos estudantes internacionais também continuará a crescer.

Sustentabilidade

Um dos temas centrais do futuro desenvolvimento do alojamento para estudantes na Europa é a sustentabilidade. As novas tecnologias e os materiais sustentáveis estão a ser cada vez mais utilizados na construção, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Um exemplo recente é a Universidade de Siena, em Itália, que inaugurou a residência universitária "Santa Chiara Lab" em 2017, que pretende ser um modelo de sustentabilidade através da utilização de materiais ambientalmente sustentáveis e de uma ênfase na eficiência energética.
A conceção dos alojamentos para estudantes está a evoluir cada vez mais, não só para promover o conforto, mas também para incentivar e estimular a socialização e a aprendizagem em colaboração. Tudo isto se reflecte na crescente popularidade dos assim chamados espaços de micro-living, que são precisamente espaços de pequenas dimensões mas altamente funcionais, e dos espaços de co-living, promovidos por realidades como a Joivy, que encorajam a partilha de espaços comuns para actividades de equipa ou grupos de estudo, ou simplesmente para relaxar e criar novos laços.

Digitalização

A nova geração de estudantes é a mais actualizada e digitalmente empenhada, razão pela qual o alojamento de estudantes universitários tem de incorporar o mundo digital. Por exemplo, muitos fornecedores de alojamento estão a utilizar aplicações para recolher pedidos e reclamações dos estudantes. Como já foi referido, a presença de plataformas como a Joivy, que facilitam a procura e a reserva de alojamento para estudantes, está a crescer e continuará a crescer ao longo do tempo, graças à fiabilidade destas plataformas que integram soluções tecnológicas de gestão imobiliária, aproveitando a experiência adquirida no terreno.

Conclusões

O futuro do alojamento para estudantes na Europa é risonho, mas também apresenta desafios. A procura crescente de alojamentos para estudantes de qualidade, sustentáveis e económicos é uma realidade inegável, tal como a importância de promover a comunidade e a integração entre os estudantes. 

Para responder a estas exigências, as inovações em termos de design, sustentabilidade e tecnologia serão cruciais.
Com um mercado que deverá crescer e um interesse crescente em soluções de alojamento inclusivas e inovadoras, o alojamento para estudantes na Europa está a preparar-se para se tornar não só um local para viver, mas também um ambiente onde os estudantes podem crescer, aprender e criar redes significativas para o seu futuro.

PUB

PUB

PUB

PUB