Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 10 de julho de 2023

"Programa ColorADD nas Escolas" promove a inclusão e a deteção precoce do daltonismo na Beira Baixa

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito do PIICIE 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a ColorADD.Social implementou o "Programa ColorADD nas Escolas" durante o ano letivo 2022/2023, com o objetivo de promover a inclusão e a deteção precoce do daltonismo na região da Beira Baixa.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o programa visa sensibilizar a comunidade educativa para o daltonismo através da criação de escolas e bibliotecas inclusivas. A sua abordagem consiste em incentivar a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, através da adoção do código ColorADD – O Alfabeto das Cores.

Na Beira Baixa, o programa abrangeu 6 municípios, envolveu 8 óticas nos rastreios e alcançou um total de 30 escolas do 1.º CEB, beneficiando diretamente 684 alunos. Durante o programa, foram realizados 663 rastreios de daltonismo e de acuidade visual, envolvendo, também, 81 professores, auxiliares e técnicos. Além disso, foram realizadas 41 ações de sensibilização e capacitação, bem como 41 atividades "ver e sentir as cores".

Compreendendo as necessidades específicas de cada Município, o "Programa ColorADD nas Escolas" foi implementado de forma descentralizada, havendo a deslocação da equipa ColorADD.Social e dos optometristas a cada uma das escolas/turmas de 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dos municípios da CIM da Beira Baixa.

A iniciativa visa facilitar a integração social das pessoas com dificuldades na identificação de cores, através da adoção do código ColorADD, e promover a deteção precoce do daltonismo na infância, contribuindo para a criação de escolas inclusivas e, consequentemente, para a luta contra o abandono e insucesso escolar. Procura garantir a acessibilidade à cor nas bibliotecas e salas de aula, permitindo incluir todas as crianças, independentemente das suas dificuldades visuais, e, ao mesmo tempo, sensibilizar os alunos para a importância de lidar com a diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Através deste programa, a ColorADD.Social leva às escolas uma ferramenta lúdica e divertida - o Código ColorADD - para ajudar os alunos a familiarizarem-se com uma nova linguagem que os auxiliará na tomada de decisões autónomas sempre que a cor for um fator de decisão, orientação ou escolha, e que os acompanhará ao longo do seu percurso escolar.

O ColorADD foi integrado no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE 2.0), promovido pela CIM da Beira Baixa, que tem como objetivo aumentar as intervenções que de forma integrada e articulada favoreçam as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa é uma associação de âmbito territorial que visa a realização dos interesses comuns aos Municípios que a integram, designadamente pela promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, que reforça a identidade do território e o sentimento de pertença da sua comunidade.

O âmbito geográfico da CIMBB compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. A integração dos Municípios de Sertã e de Vila de Rei na CIMBB, determinada pela Lei n.º 24-A/2022, de 23/12, está em curso, sujeita ao necessário processo de ajustamento legal e institucional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!