Interior: Webinar leva bioeconomia sustentável a todo o lado

Workshop WinBio acontece a 20 de Junho
Projeto de bioeconomia sustentável no Interior chega a todo o lado com webinar de acesso livre. 

  • Economia
  • Publicado: 2023-06-15 18:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco
O projeto de bioeconomia sustentável e circular WinBio - Waste&Interior&Bioeconomy, que está a impulsionar as empresas do Interior de Portugal, vai apresentar um balanço dos resultados já alcançados, durante o último  workshop digital em sessão aberta que está marcado para a próxima terça-feira, dia 20 de Junho, entre as 10:00 e as 12:00 horas.

Sujeito apenas a inscrição prévia através desta ligação  https://tinyurl.com/85ctcj2b,
o evento via Zoom dará conta dos avanços obtidos pelos parceiros do WinBio em prol da potenciação da Bioeconomia Circular nas regiões do Centro, Norte e Alentejo e das suas empresas, e será também ocasião para debater as perspetivas do futuro pós-WinBio já que o projeto termina no final deste mês.

O WinBio foca-se na valorização económica de quatro grandes áreas tecnológicas no âmbito da Bioeconomia: Recursos biológicos endógenos; Fileira agro-alimentar; Fileira florestal; Fileira aquática. Através deste projeto, vem sendo demonstrada robustecida a qualidade dos produtos das regiões envolvidas através das entidades do sistema científico nacional.

Contando com o cofinanciamento do COMPETE 2020, este projeto assenta numa parceria coordenada pelo BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, presente em vários pontos do país, e envolve como parceiros o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, de Castelo Branco, o CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Beja), a associação CECOLAB - Collaborative Laboratory Towards Circular Economy (Oliveira do Hospital), o Food4Sustainability coLAB (Idanha-a-Nova) e o parque de ciência e tecnologia TagusValley - Tecnopolo do Vale do Tejo (Abrantes).

Com o WinBio, os promotores visam promover e incorporar a temática da Bioeconomia Circular e Sustentável junto do setor empresarial dos territórios do Interior, dinamizando uma rede de competências para a transferência de conhecimento e intensificação tecnológica nessas temáticas. Pretendem também produzir e divulgar informação relevante sobre novas oportunidades de valorização e transferência do conhecimento no mesmo domínio e aumentar o nível de valorização, transferência e exploração do conhecimento científico e tecnológico, utilizando metodologias e ferramentas associadas à gestão de propriedade intelectual.
 

Parceiros de portas abertas
Os parceiros têm vindo a promover OpenDays, que são jornadas de portas abertas aos interessados em conhecer in loco as atividades desenvolvidas por cada entidade no âmbito do WinBio e dos seus objetivos. São oportunidades para interagir com os investigadores, visitar laboratórios e outras instalações de acesso habitualmente restrito e onde se realizam os trabalhos de investigação relacionados com a Bioeconomia Circular e Sustentável.

Nesse sentido, na tarde do dia 20, entre as 14,30 e as 16 horas, haverá ocasião para visitar o BLC3 e o CECOLAB, ambos em Oliveira do Hospital. 
 
Depois, no dia 29, será a vez do OpenDay no TagusValley, em Abrantes.
 
Por último, o CEBAL dará conta do seu contributo para os desafios e inovação no agroalimentar, durante idêntica iniciativa no Campus do Instituto Politécnico de Beja, a 30 de junho.

PUB

PUB

PUB

PUB