Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Meltagus abre Campanha de Mel 2023 ao comemorar 19° aniversário Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Meltagus abre Campanha de Mel 2023 ao comemorar 19° aniversário

A sessão de abertura da Campanha de Mel 2023 e comemoração dos 19 anos da Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional - Meltagus vão-se realizar na próxima quinta-feira, dia 1 de Junho.

  • Economia
  • Publicado: 2023-05-28 17:54
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O evento decorrerá na Central Central Meleira de Castelo Branco localizada Zona Industrial, Rua V, Lote 75. A Meltagus representa os apicultores da região e tem nos seus quadros colaboradores habilitados ao desenvolvimento da atividade naquela infraestrutura municipal. 

Trata-se de um investimento no setor agroindustrial da Câmara Municipal, feito no último mandato de Joaquim Morão, que foi inaugurado no dia 19 de Junho de 2013 pelo secretário de Estado da Alimentação, do Governo de Pedro Passo Coelho e tem capacidade para extrair 15 toneladas de mel por dia.

A infraestrutura pretende tornar a fileira do mel, na Região, mais atrativa e competitiva, promovendo a criação de novas oportunidades de negócio, tentando proporcionar aos apicultores condições para reforçarem a sua capacidade de participação no mercado apícola Nacional e Internacional. 

Os serviços disponibilizados pela Central Meleira são a Extração de Mel; a Triagem e Secagem de Pólen; o Processamento de Própolis; o Tratamento e Processamento de Ceras; o Embalamento e Rotulagem dos produtos obtidos, criando condições adequadas para a respetiva comercialização.

O projeto enquadra-se, no Eixo Prioritário 3 "Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-Regionais", no âmbito, do Regulamento específico, "Equipamentos para a Coesão Local", pretende tornar, a fileira do mel da região, mais atrativa e competitiva, promovendo a criação de novas oportunidades de negócio, por conseguinte, a criação de postos de trabalho, fomentando-se a integração, de grupos mais desfavorecidos.

A Central Meleira pretende, ainda, fomentar o conhecimento, a investigação, o desenvolvimento e a inovação, em parceria com a CATAA, bem como desenvolver atividades lúdicas e pedagógicas destinadas à população em geral. Apoia o setor apícola, prestando serviços com elevados padrões de qualidade, utilizando procedimentos que cumprem todos os padrões de segurança alimentar, de transparência e de possibilidade de verificação.

PUB

PUB

PUB

PUB