Por: Diário Digital Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) reforçou a cooperação com vários municípios e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), para a preparação de projetos na área do ensino superior, do desenvolvimento do território e da formação.
Em nota de imprensa, o IPCB refere que uma delegação liderada pela vice-presidente do Instituto Ana Vaz Ferreira se deslocou recentemente a Cabo Verde, onde realizou reuniões de trabalho com as câmaras municipais locais com as quais o Politécnico tem protocolos de cooperação, no âmbito da sua estratégia de internacionalização.
A dirigente da instituição de ensino superior público de Castelo Branco reuniu ainda com o reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e toda a equipa reitoral, num encontro em também participou Aleida Furtado, presidente do Polo de Santa Catarina, onde são lecionadas formações na área do Desporto, e do Polo do Mindelo, onde é lecionada a licenciatura em Enfermagem.
“Durante os trabalhos foi abordado o desenvolvimento de projetos conjuntos em diversas áreas e graus de formação, assim como o reforço da cooperação na área da mobilidade de estudantes, professores e investigadores das duas instituições”, adianta o mesmo comunicado.
Nos encontros com os municípios cabo-verdianos, para além da captação e apoio a estudantes internacionais, foram discutidas possibilidades de cooperação na organização dos serviços de proteção civil, em articulação com as escolas do IPCB e entidades albicastrenses que operam nesta área.
A otimização da recolha de resíduos e o desenvolvimento das potencialidades do território, com projetos adaptados às culturas e estratégias locais em áreas como o turismo, o serviço social, a agropecuária e o desporto foram também abordadas nos encontros.
O IPCB e as câmaras municipais locais lançaram ainda as bases para o estabelecimento de parcerias na área da formação, nomeadamente a capacitação de quadros técnicos dos municípios, através da frequência de cursos online ou em ‘e-learning’ lecionados pelas escolas do Politécnico.
A realização de estágios intensivos no IPCB, a criação de formações conjuntas, a serem lecionadas em Cabo Verde, e a organização de formações para treinadores desportivos foram também alvo de discussão para futuras parcerias.
A delegação do IPCB teve ainda a oportunidade de visitar empresas e unidades fabris de Cabo Verde que desenvolvem atividade na área da agricultura, das pescas e da produção de bens de consumo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet