Castelo Branco: IPDJ acolheu 36º Seminário da Rede ESCXEL

O 36.º Seminário da Rede de Escolas de Excelência (Rede ESCXEL),  organizado pela equipa concelhia da Rede ESCXEL e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, realizou-se, no passado dia 10 de Março, no auditório do Instituto do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco. 

  • Educação
  • Publicado: 2023-03-16 16:33
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O seminário, subordinado ao tema “Inclusão em Educação: reflexões e práticas”, teve como principal objetivo refletir sobre a centralidade da Educação Inclusiva e a sua operacionalização nas escolas, tendo participado docentes e técnicos especializados de diversos concelhos do país. Este evento de âmbito nacional assinalou, ainda, os 15 anos da Rede ESCXEL.

O seminário contou com comunicações do Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues; do Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Luís Santos; do Coordenador da Rede ESCXEL, David Justino; da Coordenadora Concelhia da Rede ESCXEL, Maria Clara Moreira; do Conselheiro Nacional de Educação, David Rodrigues, bem como de docentes e técnicos especializados de diversas escolas que integram a Rede ESCXEL. 

Durante os trabalhos, foram apresentados conceitos, projetos e dinâmicas instituídas nas escolas, através das seguintes comunicações: “Os 15 anos da Rede ESCXEL”, “Da Educação Especial à Educação Inclusiva: se todos somos diferentes, porque procuram tornar-nos "homogéneos?”, “EMAEI: do conceito à operacionalização”, “Desafiando Barreiras: Construindo uma Educação Inclusiva para Todos”, “Ensinar a incluir: a brincadeira e o jogo a favor de uma escola para todos” e “Incluir é compreender, envolver, abraçar”. 

Ao longo do encontro, houve ainda possibilidade de se estabelecer um debate muito profícuo, já que a Inclusão desafia todos os agentes educativos a encontrar as melhores soluções técnicas, organizacionais e pedagógicas para garantir a todos o acesso à educação, à aprendizagem e ao pleno desenvolvimento das capacidades e anseios de cada um.

PUB

PUB

PUB

PUB