Diário Digital Castelo Branco - Fundão: CCRB promove investimento na América do Sul Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: CCRB promove investimento na América do Sul

Evento internacional vai reunir municípios e empresários portugueses com a Câmara do Comércio da Região das Beira (CCRB) que desejem investir na América do Sul e promover Portugal. 

  • Economia
  • Publicado: 2023-02-04 17:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Brasil, vai receber, nos dias 28 e 29 de março, a segunda edição da Feria Internacional de Negócios - FINBrasil, considerada a maior feira multissetorial da América Latina. 

O evento, realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina, em parceria com a Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), vai atrair para a capital catarinense missões empresariais oriundas de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos. Também estão confirmadas as presenças de 19 Câmaras portuguesas no Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.

“Seja para morar ou trabalhar no exterior, seja para atrair negócios e realizar investimentos, a FINBrasil 2023 é uma excelente oportunidade para negócios, networking, sinergia, internacionalização, visibilidade e autonomia, pois tem como maior missão conectar cônsules, empresários e palestrantes de todos os continentes”, disse a organização do evento, que ressaltou que a presença dos países participantes garante um ambiente de negócios e que o real objetivo é “fazer networking, matchmaking, com vistas a aproveitar a feira”.

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina, explicou que o principal papel da FINBrasil é atuar na aproximação entre Brasil e Portugal e fazer com que as pessoas conheçam todo o estado de Santa Catarina, descubram como os estados do Brasil funcionam e, da mesma forma, que o Brasil, e, em especial, Santa Catarina conheça Portugal, país europeu quem tem muito a oferecer fora do eixo Lisboa e Porto, sobretudo nas áreas do agro, tecnologia, saúde”.

“O que se pretende com este evento é gerar negócios. Na prática, é gerar oportunidades. Que as empresas se instalem nas cidades portuguesas, que as empresas portuguesas conseguiam atingir o mercado brasileiro, que conta com 220 milhões de pessoas. E essa situação de que Portugal é uma porta de entrada para Europa e para o mundo é uma grande realidade. Nós queremos fazer com que isso aconteça de forma organizada”, comentou Jatyr Ranzolin, que revelou, ainda, que existe a expectativa da participação de 40 países, 350 expositores, quatro mil pessoas, 44 câmaras de comércio de várias partes do mundo, além de 35 prefeituras de Portugal.

Apoio em Portugal

Recentemente, Ranzolin esteve em Portugal com o intuito de divulgar a nona edição da FINBrasil e, como resultado, já são mais de 30 prefeituras, além de lideranças políticas e empresariais, com presença confirmada.

O ponto focal dessas ações em solo português foi a Câmara de Comércio da Região das Beiras, que circulou pelo país promovendo o contacto entre a organização do evento no Brasil e as entidades públicas e privadas em Portugal.

“É com muito orgulho que a Câmara de Comércio da Região das Beiras integra a organização da FINBrasil. Associamo-nos a esta iniciativa tendo em vista o perfil dinâmico dos seus responsáveis e a possibilidade de atrair investimentos para Portugal, mais concretamente para a região das Beiras, e levar ao Brasil oportunidades de negócios. Acreditamos que a FIN vai ser o principal evento de conexão entre o Brasil, especificamente o Estado de Santa Catarina, Portugal e África”, afirmou Ana Correia, presidente da CCRB, que comentou que a entidade que preside levará ao Brasil as Comunidades Intermunicipais, municípios portugueses e moçambicanos, autoridades de Portugal e de África, empresas, associações empresariais, institutos politécnicos para que mostrem o potencial de cada território”.

Primeira edição

Em 2022, a FINBrasil foi realizada no mês de outubro, na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, e contou com a participação de mais de mil pessoas, além da abertura com a então embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins.

Note-se que a FINBrasil 2023 será realizada no CentroSul, em Florianópolis, com uma programação bastante ampla voltada a setores tais como saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia. Para o evento, estão previstos cerca de 400 estandes, com o apoio do SEBRAE/SC, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fecam, SBTrade e Governo do Estado de Santa Catarina.

Como participar?

Empresas e missões interessadas em estarem presentes na feira com os seus standes podem contactar a organização do certame pelo site: http://www.finbrasil.com.br ou pelo telefone (+55 48) 99990-3048.

Mais informações sobre o evento estão na página oficial da feira ou nas redes sociais: Instagram - @finbrasiloficial.

PUB

PUB

PUB

PUB