Diário Digital Castelo Branco - Proença-a-Nova: Projeto Eco Escolas da Escola Pedro da Fonseca recebe distinção de Excelência Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Projeto Eco Escolas da Escola Pedro da Fonseca recebe distinção de Excelência

O projeto Eco Escolas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi distinguido com o diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul, numa cerimónia realizada a 20 de janeiro, em Soure.

  • Educação
  • Publicado: 2023-01-24 23:41
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este importante galardão reconhece a qualidade do trabalho realizado na implementação deste programa que a escola integra desde no ano letivo 2015-2016. Trata-se um programa escolar internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A Câmara Municipal de Proença-a-Nova tem sido parceira deste programa em diversas ações de educação ambiental – um dos exemplos é a entrega dos resíduos recolhidos no âmbito do Troque Resíduos por Plantas.

Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, Jorge Santos, professor responsável pelo projeto na escola, mostra-se orgulhoso com esta distinção, “pois reflete todo o trabalho da escola em prol das boas práticas ambientais, que todos os dias desenvolve parte do seu trabalho em prol da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e incutindo no trabalho desenvolvido com os alunos dos diferentes níveis, os princípios associados às ODS do desenvolvimento sustentável, trabalho esse de grande qualidade, resultado das diferentes atividades que desenvolvemos ao longo do ano”. 

Todos os anos, a Escola organiza o Dia Eco Escolas no qual acontecem várias iniciativas destinadas à comunidade escolar e que contam com a participação dos parceiros do projeto. O tema do ano letivo 2022-2023 é Biodiversidade: preservar e regenerar espaços exteriores, no âmbito do qual está a ser implementada uma “reorganização do espaço escolar, com um projeto que estamos a trabalhar para a identificação de todas as espécies florísticas existentes em redor da escola, assim como a elaboração de um plano de sustentabilidade da escola, que será um contributo que poderemos ter no futuro para proporcionar um mundo melhor às gerações futuras. Todas as atividades vão sendo trabalhadas ao longo do ano, das mais diversas formas, sendo que o ponto alto prevê se que seja a realização do dia Eco Escolas, entre os dias 22 ou 30 março”, acrescenta Jorge Santos. 

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.

PUB

PUB

PUB

PUB