Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 27 de dezembro de 2022

Licenciado pelo Politécnico de Castelo Branco vai coordenar Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra

Por: Diário Digital Castelo Branco

O atual comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Nelson Antunes, vai coordenar, a partir de 01 de janeiro de 2023, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Coimbra. 

“Licenciado em proteção civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e mestre em ‘Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos na área da Ciência do Risco’ pelas Faculdade de Economia, Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Nelson Antunes conta com um vasto percurso profissional de relevo na área”, realçou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O despacho assinado pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, afirma que esta decisão é justificada pelo “adequado perfil e experiência profissional relevante para o exercício do cargo” de Nelson Antunes, que era até à data também o coordenador do centro de formação da Escola Nacional de Bombeiros.

Nelson Antunes foi coordenador da área técnica de combate a incêndios urbanos e industriais da Escola Nacional de Bombeiros e é, desde 2017, membro da Ordem dos Engenheiros Técnicos na especialidade de Proteção Civil e Segurança Contra Incêndios.

Compete ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra a prevenção de toda a gama de riscos, nomeadamente, o levantamento e análise dos riscos diários. Vulnerabilidades e sua redução Sensibilização, informação e formação da população para a prevenção e autoprotecção (programas e prática). Redução dos riscos colectivos em tarefa permanente.

O Planeamento de todas as actuações face a riscos pela elaboração e actualização permanente dos Planos Municipais e Especiais de Emergência.

Assegurar a ligação e colaboração entre os serviços municipais e da administração central, como a protecção civil, Bombeiros e Forças Armadas.

Apoiar e coordenar as operações de socorro ás populações atingidas por efeitos de catástrofes ou calamidades publicas. 

Promover o realojamento e acompanhamento de populações atingidas por situações de catástrofe ou calamidade em articulação com os serviços competentes.

Dar apoio permanente e actuação a outras entidades e serviços da Câmara Municipal de Coimbra quando afectas à gestão de outros riscos.

Dar apoio e suporte permanentes àComissão Municipal de Protecção Civil; à Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios; ao Gabinete Técnico Florestal; a outras comissões ou entidades no âmbito da Segurança do Município; ao Centro Operacional Municipal, quando constituído.

E efectuar estudos e candidaturas no âmbito das suas funções.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!