Caminhada “Fundão, Ribeira de Alverca: um Património Sustentável?”

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Município do Fundão, em parceria com os Caminheiros da Gardunha, irá promover, no dia 24 de setembro, sábado, às 9h30, uma caminhada com o título “Fundão, Ribeira de Alverca: um Património Sustentável?”.

 

  • Região
  • Publicado: 2022-09-23 02:30
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o itinerário terá início no Museu Arqueológico Municipal José Monteiro e irá percorrer lugares referenciais da paisagem cultural peri-urbana do Fundão, como a Capela do Mártir S. Sebastião, a Capela de Nossa Senhora da Luz e a antiga Ponte de Alverca.

Com esta iniciativa pretende-se reforçar a ligação entre a Ribeira de Alverca e a cidade do Fundão, relevando a sua importância ambiental e de fruição em futuros projetos de expansão urbana. O passeio devolverá à memória coletiva alguns imaginários do Património Imaterial, como a Lenda da Quinta do Ouro, ou a Lavadeira de Alverca, cantadas por Adolfo Portela, fundanense adotivo, cujo centenário da sua morte será assinalado no próximo ano.

 

PUB

PUB

PUB

PUB