Diário Digital Castelo Branco - Universidade Sénior de Idanha-a-Nova iniciou novo ano letivo Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Universidade Sénior de Idanha-a-Nova iniciou novo ano letivo

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova (USIN) iniciou esta semana o ano letivo 2022/2023, e conta com polos em 18 localidades do concelho.

  • Educação
  • Publicado: 2022-09-20 22:35
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se de um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense e desenvolvido em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, com a colaboração das Juntas/Uniões de Freguesia e outras instituições do concelho.

A coordenadora da Universidade Sénior, Carla Perquilhas Costa, refere que “terminámos o ano letivo passado com cerca de 400 alunos e este ano contamos ter uma adesão ainda maior. As pessoas estão entusiasmadas com o regresso das aulas e continuamos a alargar a atividade a mais localidades”.

Com efeito, foram criados polos da USIN em todas as freguesias e uniões de freguesia, de forma a que os cidadãos do concelho, em particular os mais idosos, tenham facilidade em frequentar as aulas.

Carla Perquilhas Costa explica que “o objetivo é proporcionar à população sénior uma vida mais ativa e saudável, valorizar o seu imenso conhecimento, e combinar as componentes educativa e social para tornar a Universidade Sénior ainda mais enriquecedora”.

As áreas da música e tradição mantêm a centralidade na atividade da USIN, mas a oferta formativa, gratuita, engloba várias disciplinas: Canto Tradicional, Instrumentos Tradicionais, Expressão Dramática, Informática, Liturgia, Cidadania, Envelhecimento Ativo, Informática Aplicada à Música, Artes e Ofícios, Orquestra Ligeira, Grupo de Adufeiras, Português para Estrangeiros, entre outras.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realça que “a Universidade Sénior permite aos alunos continuar a aprender e a ensinar, conviver e manter uma participação ativa na comunidade”.

“É um projeto em que acreditamos muito e que continuaremos a apoiar, sempre no sentido de ir ao encontro das expectativas dos alunos e dos professores que fazem da USIN uma grande mais-valia para o concelho”, acrescenta.

A adesão da população à Universidade Sénior tem revelado o sucesso deste projeto que cresce a cada ano e é hoje uma parte fundamental do dia a dia de centenas de alunos do concelho de Idanha-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB