Fundão investe em Feira Agrícola para inovar o setor

O Fundão vai promover de 14 a 16 de Outubro a primeira edição da Feira de Inovação Agrícola, que pretende dar a conhecer o setor e que contará com palestras, exposições de empresas e tecnologias inovadoras e animação.

  • Economia
  • Publicado: 2022-09-14 16:25
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em nota de imprensa, aquele município do distrito de Castelo Branco especificou que a iniciativa “irá contar com a participação de especialistas, membros da academia, empresas tecnológicas e decisores estratégicos na esfera das políticas de desenvolvimento local e agrícola”.

O programa inclui conferências, palestras, mesas redondas, painéis de debate, 'networking' e demonstração de tecnologias inovadoras.

“Do ponto de vista da inovação, irá enaltecer-se o empreendedorismo e a resiliência de agricultores e organizações, enquanto se apresentam tecnologias inovadoras, partilham conhecimentos, realizam negócios e se debate o futuro da agricultura em Portugal”.

De acordo com a autarquia, já estão inscritas cerca de 110 empresas no certame, que terá os espaços de exposição situados no Centro de Negócios e Serviços do Fundão, na Praça Amália Rodrigues e em toda a zona onde habitualmente se realiza o mercado municipal.

Já o Octógono, o Espaço Empresa e a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade vão receber as conferências, os ‘workshops’ ou os “cafés com ciência”.

Está também programada a realização de exposições e concursos de ovinos, caprinos, bovinos e equinos, na qual as raças autóctones estarão presentes.

“Irá ser ainda criado um espaço dedicado aos produtos endógenos, aberto a todo o público, onde se pode degustar o melhor que se produz na região, nomeadamente vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis ou compotas, com a realização de provas, concursos e ações de cozinha ao vivo”.

O evento também tem uma componente de animação, designadamente com a atuação de Fernando Rocha (dia 14) e dos GNR (dia 15), sendo que os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos no Posto de Turismo do Fundão e n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.

No domingo, as tradições e manifestações culturais da região estarão em destaque, com espetáculos protagonizados pelos ranchos folclóricos.

O programa completo pode ser consultado na página da internet com o endereço http://movetofundao.pt/fiafundao/.

PUB

PUB

PUB

PUB