Idanha-a-Nova: Herdade de Penha Garcia adquirida por 25 milhões de euros por Ricardo Machado

A Herdade do Vale Feitoso, maior propriedade privada vedada de Portugal situada em Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova, terá sido vendida pela espanhola "Tenigla ao empresário português Ricardo Machado por 25 milhões de euros", anuncia o Eco Sapo online. 

  • Economia
  • Publicado: 2022-08-05 14:29
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O empresário português Ricardo Machado adquiriu a Herdade do Vale Feitoso, em Idanha-a-Nova, por 25 milhões de euros, de acordo com o site Eje Prime. Em causa está a maior propriedade privada muralhada do país, com 7.300 hectares, que pertenceu ao Grupo Espírito Santo (GES), e que estava agora nas mãos da espanhola Tenigla. Novo dono vai investir 50 milhões no desenvolvimento daqueles terrenos.

Ricardo Machado, que conta com um historial de projetos empresariais em vários países africanos, já tinha adiantado no final de Julho ao Jornal de Negócios que tinha comprado a Herdade do Vale Feitoso, sem revelar valores. O empresário assegurou que pretende “manter todo o plano de investimento de 50 milhões de euros” que o grupo espanhol já tinha anunciado, tornando-a “numa herdade autossustentável”.

A herdade foi comprada pelo GES em 2004 e convertida numa espécie de feudo familiar, sítio para festas e caçadas com os amigos, escreve o Negócios. Entretanto, com o colapso do GES e a falência da dona da herdade — Companhia Agrícola de Penha Garcia –, esta foi declarada insolvente após a execução de várias hipotecas, em fevereiro de 2017, acabando por ser vendida à espanhola Tenigla no final de 2018 por 20,7 milhões de euros.

Segundo a revista Visão, desta 5-feira, dia 4 de Agosto, o empresário Ricardo Machado está a ser investigado pelo Ministério Público. 

PUB

PUB

PUB

PUB