Diário Digital Castelo Branco - Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova registou 200 mil visitas em 15 anos Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova registou 200 mil visitas em 15 anos

O Centro Ciência Viva da Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova registou, em 15 anos, mais de 200 mil visitas e, recentemente, inaugurou o Laboratório de Integração e Inovação Social, um investimento de 130 mil euros.

  • Região
  • Publicado: 2022-07-25 13:37
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

“É um equipamento de referência no concelho [Proença-a-Nova] e daqueles que traduz maior interatividade. Nestes 15 anos, passaram mais de 200.000 visitantes pelo CCV Floresta, o que diz bem da sua relevância”, afirmou, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

Quanto à execução do projeto BioAromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social, explicou que o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, fez duas candidaturas que não foram aprovadas.

“Tentámos uma e outra vez, e, por fim, conseguimos, o que só destaca a resiliência deste grupo. Mas aquilo que dá trabalho, tem muito mais valor”, salientou o autarca.

O projeto BioAromas LIIS surgiu na sequência de uma candidatura aprovada pelo Portugal Inovação Social do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (FSE).

João Lobo destacou ainda o papel das famílias como “objeto principal, que encontram agora no Espaço BioAromas LIIS uma resposta diferente para pessoas com necessidades diferentes”.

O BioAromas LIIS é uma resposta social, inovadora e integradora de jovens/adultos com deficiência ligeira a moderada, sendo uma alternativa à tradicional institucionalização.

O objetivo passa por promover, através da ciência, a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas e medicinais, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.

Para a execução deste projeto, o CCVF contou com os apoios e parcerias do município de Proença-a-Nova, do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e da iniciativa pública “Portugal Inovação Social”.

PUB

PUB

PUB

PUB