Frederico Alves abriu este Sábado, dia 14 de Maio, em Castelo Branco o seu sonho. Um Atelier onde repara e faz a manutenção de acordeões, onde pode dar o seu contributo para preservar a tradição.
A manutenção, reparação e afinação de acordeon são alguns dos serviços que estão disponíveis em Castelo Branco no Atelier do Acordeão. O espaço está situado no Atelier 6, do Piso 1, do Mercado Municipal.
Frederico Alves já toca acordeão á 22 anos e à paixão pelo instrumento e pela música, junta o gosto pela manutenção deste instrumento , ofício que lhe despertou curiosidade desde cedo, que foi abraçando a par da carreira musical, que assume como hobbies que alia à sua principal atividade profissional.
“Não há muitas pessoas a nível nacional a fazer a manutenção, do acordeão, apesar do número de alunos estar em crescendo”.
O gosto pelo instrumento foi-lhe incutido pelo avô, que tinha um restaurante em São Miguel D’Acha, onde por vezes juntava uns amigos que tocavam.
“Começou a pôr-me o acordeão ao colo Recordo, que com oito anos as pessoas gostavam e chamavam-me para tocar."
Frederico Alves admira, Eugénia Lima, e no seu espaço há uma área dedicada com fotografias, uma medalha autografada e um pouco da sua história.
Frederico Alves quer manter a tradição da beira do acordeão e não da concertina, tradicionalmente mais associada ao norte do país. No Atelier há também “acordeões pequeninos, para incentivar os mais novos a começar a tocar, para não se perder a tradição.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet