Diário Digital Castelo Branco - Parceria analisa necessidades de recrutamento e aquisição de competências profissionais nas empresas da região Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Parceria analisa necessidades de recrutamento e aquisição de competências profissionais nas empresas da região

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), têm a decorrer um inquérito de ‘Necessidades de Recrutamento e Aquisição de Competências Profissionais’. 

  • Economia
  • Publicado: 2022-01-10 18:20
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se de uma iniciativa que decorrerá junto de empresas sedeadas nos 11 concelhos da área de abrangência da AEBB: Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. 

Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, este diagnóstico de necessidades tem como objetivo recolher um conjunto de dados coerentes e fundamentados, cujo resultado da análise irá permitir alinhar a oferta formativa regional com as necessidades de especialização das empresas e de permanente atualização profissional dos recursos humanos, face aos desafios e novas exigências do mercado de trabalho.

Outro objetivo visado, é recolher dados sobre as reais necessidades de recrutamento e competências futuras necessárias, destinados a apoiar a definição de politicas locais e regionais capazes de responder às necessidades de contratação das empresas.

A falta de mão-de-obra qualificada e/ou indiferenciada é um problema (antigo) que afeta o normal funcionamento de muitas empresas da região e que exige medidas concretas para suprir este grave problema que cada vez mais põe em causa o seu próprio desenvolvimento.

Esta problemática requer um olhar atento e ponderado, através de uma aposta objetiva na qualificação profissional do capital humano, com ações especificas que respondam às novas exigências e reais necessidades do mercado de trabalho interno e externo, promovendo a empregabilidade, produtividade, competitividade e o desenvolvimento económico e social.

Pela importância que esta iniciativa assume, a AEBB apela à participação de todas as empresas da região, através do preenchimento do inquérito no endereço https://i9tec.ipcb.pt/AEBB, contribuindo desta forma para o sucesso desta iniciativa.

PUB

PUB

PUB

PUB