Castelo Branco: "Devolução de 2,5 % do IRS beneficia munícipes com menor dificuldade económica" - SEMPRE

O Executivo Socialista colocou à votação, a devolução de 2,5 % do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS)  de 2022, na última reunião pública do executivo municipal de dia 19 de Novembro.

  • Economia
  • Publicado: 2021-11-24 00:35
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco pelo SEMPRE, Movimento Independente, a medida terá um impacto de menos de 1 milhão e 600 mil euros no orçamento municipal. 

Como o DDCB anunciou, o Movimento Independente absteve-se, porque entendeu que não devia inviabilizar a medida, mas realça que se trata de uma medida que não abrange todos os albicastrenses, dado que beneficiará sobretudo as pessoas com maiores rendimentos.

Segundo o SEMPRE, as pessoas que não pagam ou pagam menos IRS, por terem rendimentos mais pequenos, não vão beneficiar desta medida. Contrariamente, as pessoas com rendimentos mais altos, são as mais beneficiadas.

O Movimento Independente considera ainda que este tipo de medidas, devem ser tomadas a partir do orçamento de estado e não prejudicando o orçamento municipal.

Em alternativa, o SEMPRE propôs o investimento na construção de uma nova hemodiálise, que seria colocada ao dispôr do nosso Hospital Amato Lusitano. Medida esta, que teria melhores resultados para o concelho, ao nível do desenvolvimento económico, social e de saúde, porquanto seria uma verdadeira medida que ajudaria a fixar quadros qualificados em Castelo Branco, beneficiaria toda a população e principalmente os doentes, dos quais, muitos deles, têm que se deslocar para fazerem os tratamentos.

"Sobretudo, seria uma medida para todos os albicastrenses" lê-se no texto da nota de imprensa.

PUB

PUB

PUB

PUB